Home » » Respostas apostila Filosofia 1°ano Ensino medio volume 1

Respostas apostila Filosofia 1°ano Ensino medio volume 1



Página 3


.intelecto;O termo intelecto é originado do latim intellectus. Significa inteligência (intellegire), ou seja, compreender. Na concepção clássica grega, a partir do filósofo Anaxágoras, o intelecto (nous) significa o princípio de ordenação do cosmo e, por extensão, a faculdade do pensamento humano, enquanto esta reflete a ordem cósmica. Distingue-se assim das sensações e dos desejos e apetites, sendo assim, pois, “a parte da alma com a qual esta conhece e pensa”, conforme Aristóteles
reflexão critica;Em um sentido amplo, trata-se de tomada de consciência, exame, análise dos fundamentos ou das razões de algo. Refletir criticamente é a atitude de investigar e para isso é necessário conhecer aquilo que é investigado, sobrepondo-se a uma visão motivada por preconceitos. Não se trata apenas de refletir, mas de refletir criticamente, ou seja, posicionar-se a partir do conjunto de informações conquistados com a pesquisa. Exemplos: não julgar o livro pela capa; não julgar o fato ou objeto sem antes conhecer criteriosamente suas intenções, origem, autores, etc.
filosofia.............
cidadania :Não se trata apenas do ato de ser cidadão ou integrar uma comunidade. A cidadania diz respeito a um entendimento pelo cidadão de seus direitos e deveres, de como ele pode participar ativamente da comunidade e de como, ao organizar-se em grupo, por exemplo, ele poderá buscar e garantir melhores condições de vida para a sua comunidade.

Página 4

2) O Quadro.

Matemática : contas, calculadora
Inglês : Estados Unidos, Canadá , e outros países
História : O passado , (séculos )
Geografia : Mapas, estados
Biologia : Estudos Humanos
Língua Portuguesa : Palavras, conversas , significados
Educação Física : Esportes
Arte : Desenhos
Filosofia : Ato de pensar
Física : Contas
Química : Experiências
Sociologia : Sentimentos

1) Um modo de nos ajudar a pensar mais , em todos os sentidos de nossa vida.

Página 04 - 05

1-
a) Eu penso que a filosofia fala muito sobre o homem, como a pessoa agi, se expressa, e a filosofia mexe muito com o pensamento do ser humano.

b)Eu acho que um filosofo é quase um psicólogo, porque mexe muito com o estado da pessoa. Não conheço nenhum, mas acho que todos nós somos filósofos.

Página 5

exercício 1:
Construir uma contribuição especial para todo o conhecimento de verdade.

Página 6

leitura e analise de texto.
exercício 2:
(D)
(E)
exercício 3:
atividades para melhorar o meu corpo: namorar, dançar, academia, exercícios, nutrição, jogos, passeios, parques, viagens, conhecimentos.
atividades para melhorar meu intelecto: leitura, pensamentos, sentimentos, diálogos, reflexões, afinidades, cozinhar, estudos, pinturas, filosofar.

Página 7

a) O reflexo das coisas.

b) Ele não pode refletir os pensamentos da pessoa, ou seja, não pode refletir seu intelecto.

c) O espelho é utilizado para ajeitar o que talvez esteja errado.

Página 8

D) reflexão intelectual: necessita de uma alma, reflete o coração, relembra inúmeras coisas, vai além doque podemos ver, abre a sua mente, pode refletir a si mesmo e as pessoas ao redor.
2 opnião própria.
lição de casa...
[...] nem tudo oque parece ser é, oque asianta de olharmos no espelho e ver um sorriso no rosto quando na verdade existe uma lágrima no coração ?, em certos momentos o meu sorriso deveria mostrar o fundo da minha alma, pois muitas pessoas ao me verem sorrir choraria comigo!

Página 9

1) Em todos momentos do su dia-a-dia você precisa fazer uma reflexão, um dos momentos é seria ao se arrumar pra ir pra escola, pois todas pessoas pretendem passar uma boa impressão para seus colegas e professores, e nessa hora temos que refletir em como as pessoas irão nos ver.
2) opinião própria.
3) É muito fácil enxergar a alma quanto enxergar a riqueza, basta apenas fazer uma reflexão de si próprio, a virtude não se compra, se conquista.

Página 10

4 .
Procuro analisar como o rap
responde e enfrenta questões como “invisibilidade social”, estereótipos,
comportamentos discriminatórios, revertendo estigmas e produzindo elementos para a
construção de auto-estima positiva nos jovens afro-descendentes que moram em
distritos periféricos. Por meio de práticas culturais, produção musical e no contato de
bandas de rap com o público, o rap torna-se um instrumento para enfrentar as
diversas atitudes cotidianas de estigmatização, menosprezo, discriminação, racismo.

Página 10 e 11

A)

No caso da TV a imagem e o som são captados por sensores foto e audio-sensível que captam o sinal na freqüência visível e audível. Codifica para FM ou outras frequências, normalmente em alta freqüência que sofre menos interferência e transmite. Os equipamentos modulam ( emitem ) o sinal no ar. Os receptores (rádio ou TV ), quando captam o sinal no qual eles estão sintonizados, decodificam a freqüência, simplesmente transformando-a novamente na freqüência que nossos olhos e ouvidos podem captar.

B)

Os sinais do mundo são captados de forma única por cada individuo.Eis a razão de tanto fracasso escolar...... pois quem cria os parâmetros educacionais, esquece de centrar-se em quem aprende para centrar-se mais significativamente em métodos padronizados. Então somos como antenas recebendo e emitindo sinais eletromagnéticos de todo tipo. Normalmente percebemos mais claramente as energias que vibram no mesmo padrão ondulatório ( freqüência, amplitude etc.) que nós, ou seja, que tem afinidade com nossas formas de pensamento. A Mente humana, intelecto como a conhecemos, falando de forma simples, não é nossa essência primordial, mas sim o instrumento de manifestação do SER (Espírito) neste plano, é o que nos possibilita nos comunicar com o mundo exterior desta dimensão física.

C)

alguns testes que determinam como a pessoa organiza as idéias, toma decisões. Existe também outras que determinam se vc é uma pessoa, visual, auditiva ou sensorial, ou seja, se o seu cérebro responde melhor a um desses estímulos. Alguns testes que determinam como a pessoa organiza as idéias, toma decisões. Existe também outras que determinam se vc é uma pessoa, visual, auditiva ou sensorial, ou seja, se o seu cérebro responde melhor a um desses estímulos.

Página 12

ex 3 letra B

Pagina 12

2- Capta o mundo pela antena ou cabo - PELOS 5 SENTIDOS
Decodifica o Sinal - Experiência Depois de decodifica, transforma o sinal em imagem ou som - IDÉIAS
Só decodifica o sinal dos canais - INTERPRETA TUDO QUE APRENDEMOS PELOS SENTIDOS
Não aprende nada com o que capta - SIM, APRENDE
não pode refletir sobre o que capta - PODE REFLETIR SOBRE O QUE CONSEGUE CAPTAR

4- PERCEPÇÃO , SENSAÇÃO , ESPERIÊNCIA E REFLEXÃO




Página 13



- sensação -pão..
- sensação -doce..
- sensação -suco..
- sensação -corte..
- reflexão -leitura.
- reflexão -cores..
- sensação -duro..
- sensação -dor de..
- reflexão -matem..



cont, Página 14



- reflexão -justi..
- reflexão -engen..
- reflexão -autor..
- sensação -toq mac..
- reflexão -riq..
- sensação -dor de d..
- sensação -bebida..
- reflexão -cien..
- reflexão -núm..

Página 15
questao1
experiência= impirismo, pratica de vida,ensaio,a pessoa e capaz de experimenta,reconstituir e modificar algo.

Página 16
apriori=vem antes da experiência



aposteriori=vem depois da experiência



os dois vem do latim

Página 17



2) a idéia principal é que todas os nossos sentidos têm origem em nossa experiência, ou pelo nossos sentidos .



Página 18



Você Aprendeu ?



1) Crepúsculo, por mais que o filme seja ficção com romance, ele tem a qualidade ótima .
Os filmes de hoje em dia , tem qualidades perfeitas , porque a tecnologia ajuda .



2) Conhecimento a priori ; é quando não dependem dos sentidos.
Conhecimento a posteriori ; é quando depende dos sentidos.



3) Para Locke, todos nossos conhecimentos dependem dos sentidos ;
e para Kant , nossos conhecimentos podem tanto depender dos sentidos ou não .



Página 20

Principais problemas filosóficos- A explicação racional do mundo, o homem ser racional animal político.

Principais escolas- atomismo, sofista, platonismo, aristotelismo, epicurismo,Hedonismo.

Grandes filósofos- Todos de Mileto, Demócrito, Pitágoras, Sócrates, Platão Aristóteles zenão.

Filosofia Medieval- Europa Feudalismo do século VII ao Século XIV

Página 21

principais problemas- A relação entre fé e razão.

Principais escolas- Escolástica, Tonismo, nominalismo.

Grandes filósofos- Anselmo, Asilardo, Tomas de Aquino, Dons Scoto.

Filosofia Moderna

Contexto histórico- Europa estados nacionais desenvolvimento do capitalismo do século XIV ao final do século XVIII.

Página 22

Principais Problemas- Preocupação com o homem racional e livre mudanças políticas as ciências.

principais escolas - Racionalismo, empirismo, criticismo,marxismo,positivismo,idealismo,romantismo.

Grandes filósofos- Descartes David Hume, Hobbes, Kant, Hegel, Shopenthaver, marc.

Filosofia contemporânea

Contexto histórico- Europa, Estados unidos, outros paises do final do século XVIII ate os dias atuais.

Principais problemas- A questão da existência liberdade individualidade a sociedade ecológica.

Principais escolas- Fenomelogia, existencialismo, escola de Frankort pragmatismo.

Grandes filósofos- Heidegger, Heisserl, Sartre, Adorno,Michel Onfry, Harendt.

Página 24

1) a- Platão viveu na Grécia do período clássico A.C. Os fatos mais marcantes da vida dele foi em 399a.c. quando aconteceu o julgamento e a execução de Sócrates. Viajou ao Egito e provavelmente à Sicília donde conheceu a escola Pitagorica.em 387 retornou à Atenas onde fundou a academia, onde os alunos deveriam aprender a criticar e pensar por si próprio.

b- Platão se inspirou em Sócrates e influenciou Aristóteles.

c- ética : "Se imaginais que, matando homens, evitareis que alguém vás repreenda a má vida, estais enganados, nem é inteiramente eficaz, nem honrosa, esta outra, sim, é mais honrosa e mais fácil"

Política: " Os males não cessarão para os humanos antes que a raça dos puros e autênticos filósofos chegue ao poder, ou antes, que os chefes das cidades, por uma divina graça, ponham - se a filosofar verdadeiramente." (Platão, Carta Sétima, 3266).

2. não

Página 25

ética : "Se imaginais que, matando homens, evitareis que alguém vás repreenda a má vida, estais enganados, nem é inteiramente eficaz, nem honrosa, esta outra, sim, é mais honrosa e mais fácil"

Política: " Os males não cessarão para os humanos antes que a raça dos puros e autênticos filósofos chegue ao poder, ou antes, que os chefes das cidades, por uma divina graça, ponham - se a filosofar verdadeiramente." (Platão, Carta Sétima, 3266).

teoria do conhecimento;Então como já em Sócrates, assim em Platão a filosofia tem um fim prático, moral; é a grande ciência que resolve o problema da vida. Este fim prático realiza-se, no entanto, intelectualmente, através da especulação, do conhecimento da ciência. Mas - diversamente de Sócrates, que limitava a pesquisa filosófica, conceptual, ao campo antropológico e moral - Platão estende tal indagação ao campo metafísico e cosmológico, isto é, a dona da toda a realidade.

2"Infelizmente, Sócrates não deixou por escrito seus pensamentos" Conhecemos seus pensamentos e idéias através das obras de dois de seus discípulos: Platão e Xenofontes




Página 28



Cruzadinha



1-Aristóteles
2-Epicuro
3-Descartes
4-Karl
5-Sócrates
6-Arendt
7-Platão
8-Kant



Página 29

1- O seu conteúdo procura sempre compreender as coisas a partir da totalidade, isto é, abranger toda a realidade, sem excluir partes e sem dividi-la em pormenores.
2- Porque a técnica e a evolução da tecnologia trata de coisas novas da evolução e a filosofia Contemporânea é a filosofia nova de agora.




Página 30



1.
A) Talvez sim ou não , isso depende .



B) O conhecimento e a sabedoria, um cientista se forma com muito estudo, e por pesquisas todo mundo faz a ciência.



C) Sim, para trata de doença para melhorar no cultivo de plantações, para melhorar a tecnologia.



D) Não talvez sim , pois sempre vai melhorando quando mais ela descobre mais a morte vem.



Página 33

1- "Conhecer é tomar conceitos já feitos, dosá-los, e combiná-los em conjunto até que se encontre um equivalente prático do real".



Página 34

quadro : 2
→ carne , osso , sangue .
→ pessoa
→ os espermatozóides
→ pra nascer , viver e morrer

quadro : 3
→ sentimento
→ não tem forma
→ Deus
→ para unir 2 pessoas

quadro : 4
→ pensamento
→ não tem forma
→ cientistas
→ para ter sabedoria


Página 40


Sócrates



Vida: Sócrates foi um ateniense que marcou a filosofia ocidental. Apesar de não deixar nenhum gesto sobre seus pensamentos, Platão e Xenofonte, seus principais discípulos relataram sua vida e seus pensamentos.
Principais Idéias: Buscava esclarecer as pessoas que era necessário primeiramente conhecer a si mesmo, antes de conhecimentos sobre a natureza e os outros, ele dizia: " Conhecer-te a ti mesmo."
Principais Escritos: "Sei que nada sei."



Página 41



Platão
Vida:Platão viveu no fim do período áureo da cultura grega.Quando jovem, pensou se dedicar à política mas, ao conhecer Sócrates e, principalmente, ao assistir à sua injusta condenação, decidiu se empenhar em transmitir às gerações seguintes as idéias e os ensinamentos que recebera de seu mestre.
Platão fundou a primeira escola de filosofia do mundo antigo e seus discípulos conservaram suas obras ao longo dos séculos.
Entender o pensamento de Platão não consiste apenas em entender a essência do pensamento grego na antigüidade mas também a fonte de inspiração para toda a filosofia nestes vinte e cinco séculos que nos separam de suas obras.
Principais ideias:É dialogar com ele e entender o que os gregos pensavam sobre temas que nos inquietam até hoje, como a justiça, a verdade, a razão, o prazer, a alma, a beleza e o amor.
Principais escritos:http://pt.wikipedia.org/wiki/Plat%C3%A3o#Obras




Página 42



John locke
VIda John Locke (29 de agosto de 1632 — 28 de outubro de 1704), médico, filósofo inglês e ideólogo do liberalismo, é considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social.
Locke rejeitava a doutrina das idéias inatas e afirmava que todas as nossas idéias tinham origem no que era percebido pelos sentidos.
Principais idéias : Locke é considerado o protagonista do empirismo, isto é, a teoria denominada de Tabula rasa (do latim, "folha em branco").[1] Esta teoria afirma que todas as pessoas nascem sem saber absolutamente nada e que aprendem pela experiência, pela tentativa e erro. Esta é considerada a fundação do "behaviorismo".



Página 43

Davis Hume

vida - nasceu em 1711, entrou na universidade de Edimburgo com 11 anos e morreu aos 65 anos

principais idéias - Segundo Hume, a razão não é antagônica aos sentimentos do qual as duas são intimamente ligadas por associações. De tal maneira que a primeira que a primeira, ligadas por associações de causa e efeito só tomam sentido quanto estes são ligados pelas paixões.

principais escritos - tratados na natureza humana, investigação sobre o entendimento humano, investigação sobre os princípios da moral, diálogos sobre a religião natural, ensaios morais, políticos, literários, a história da grã Bretanha, história natural da religião.

Immanuel Kant

vida- nasceu em 1724, era professor de geografia na faculdade de konigsberg e morreu em 1804.

principais idéias - os motivos para p homem permanecer na menoridade se devem ao fato de ele não ousar, pensar. a covardia e a perseguição são as causas que levam os homens a permanecerem na menoridade.

principais escritos - dissertação sobre a forma e os princípios do mundo sensível e inteligível, fundamentos da metafísica da moral, doutrina do direito prolegômenos.
Compartilhar esta postagem :

Facebook



 
Suporte : Ao Vivo | Facebook | Twitter
Copyright © 2013. Aluno Presente - All Rights Reserved
Template criado por Maskolis Modificado por CaraGampang.Com
powered by Blogger