Home » » Respostas apostila Filosofia 1°ano Ensino medio volume 2

Respostas apostila Filosofia 1°ano Ensino medio volume 2



Página 3
Ciência refere-se tanto a:
Investigação racional ou estudo da natureza, direcionado à descoberta da verdade. Tal investigação é normalmente metódica, ou de acordo com o método científico – um processo de avaliar o conhecimento empírico; O corpo organizado de conhecimentos adquiridos por estudos e pesquisas.A Ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico.
Hipótese: Uma hipótese é uma provável teoria, mas ainda não demonstrada, uma suposição admissível.
Tese: Uma tese é uma proposição intelectual.
Indução: em filosofia é considerado o método de pensamento ou raciocínio em que se extrai de certos fatos conhecidos, mediante observação, alguma conclusão geral que não se acha rigorosamente relacionada com eles.
Termo Científico: Elementos da ciência entre as quais se estabelecem lógica.
Dedução: Dados obtidos a partir da experiência do particular ao universal.

Página 4

Dedução é toda inferência que parte do universal para o particular

Página 4

1-
No bloco 1 , ele diz que todos os homens vivos respiram , e se o irmão dele é um homem vivo ele respira , no 2 , ele diz que seu irmão respira e é um homem vivo , portanto todos os homens iguais a ele , respira .

2-
Um exemplo , eu digo para minha que todos da minha classe estudam , e todos tiram nota ruim ou boa , mas também posso dizer que todos alunos tiram nota ruim e boa , porém , todos estudam .

Página 5

EXERCÍCIO 3
QUADRO 1
Carnes de vaca possuem gorduras
Gorduras de carne de vaca fazem mal a saúde
Carnes de vaca engordam e fazem mal a saúde porque tem gorduras

QUADRO 2
João vende manga demasiadamente
A manda está cara
A manga esta cara porque não é sua época

QUADRO 3
Meu filho precisa de muitos materiais escolares
Materiais escolares são caros
Matérias escolares são caros pra quem compra demais

Página 6

exercícios
1- e
2-a
3-e

Página 8

2.
A) a resposta conveniente pode ser que eles fundam na relação da causa e respeito.
B) a experiência
C) essa pergunta implica uma nova questão que pode ser solucionada e explica a mais difíceis.
Exercícios
1) porque ele seria servido na ceia de natal no dia seguinte , são questionáveis porque nunca foram verdadeiras e nem absolutas.
2) imagem 1 : Plano
imagem 2: em movimento
imagem 3: chão
imagem 4: vertical
imagem 5: plano.


Página 9

Porque ele não sabia o dia seguinte quando ele fez a previsão....se ele soubesse que o dia que cairia a previsão dele era véspera de natal, ele não a faria.... eu acho que são questionadas e devem ser-las...

2.
Não tem limites para observar. Cada observação, tem-se uma nova informação!

profundo-estático-teto-os dois - os dois.


Página 11

Exercício 1
* Tem que ser claro e precisa, não podendo ser obscura ou deixar margem para várias interpretações. Quanto Mais especifica Melhor (responder ao lado da 1° imagem)


*Deve permitir a falsificabilidade, Quanto mais Melhor. (2° imagem)

* Deve ser ousado, para conseguir progredir em busca de um conhecimento mais aprofundado sobre a realidade. ( 3ª Imagem)

Página 12

Hipótese: se eu tomar café de uma xícara, irá direto para minha boca.

Falsificações possíveis:

se eu tomar café da xícara, a xícara pode cair.
se eu tomar café da xícara, o café pode cair na minha roupa.
se eu tomar café da xícara, o café pode subir.
se eu tomar café da xícara, a xícara pode quebrar na minha mão.
se eu tomar café da xícara, o café pode sumir.

Página 12 e 13

Hipótese: se eu usar a borracha, ela só irá apagar

Falsificações possíveis:

Se eu usar a borracha, ela pode sujar.
Se eu usar a borracha, ela pode cair da minha mão.
Se eu usar a borracha, ela pode escrever.
Se eu usar a borracha, ela pode explodir.
Se eu usar a borracha, ela pode virar pó.

Hipótese: se eu usar o apontador, ele só irá apontar

Falsificações possíveis:

se eu usar o apontador em uma caneta ele não apontará.
se eu usar o apontador a lâmina pode me cortar.
se eu usar o apontador a lâmina pode cair.
se eu usar o apontador o apontador pode quebrar.
se eu usar o apontador pode quebrar a coisa apontada.

Página 13

1-) (a)

2-) (3)
(2)
(4)
(5)
(1)

3-) e


Página 15

PESQUISA INDIVIDUAL

Fé e Razão: A é e um conceito que é muito utilizado na bíblia, atribuindo sua pratica a Jesus. Já quanto a razão, realiza-se algo totalmente diferente da fé, considerando-se que, imagina-se a fé como o aceitar algo de maneira axiomática.
Tolerância: é um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrario a uma regra moral, cultural, civil ou física.
Religião: deriva do termo latino "RE-LIGARE", que significa "religação" com o divino.
Alteridade: é a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o homem social interage a interdependente de outros indivíduos

Página 18

exercícios
.
1. Na "dialética transcendental", finalmente kant examina a possibilidade dos juízos sintéticos a priori na metafísica. A "coisa em si" ( alma, Deus, essência dos cosmos, etc.) não nos é dada em experiência alguma.
2. Segunda a filosofia do agnóstico nunca haverá como provar ou desaprovar.

pesquisa individual;
1. A religião evangélica .
2. Bom, na religião deles a bíblia é considerada a única fonte de autoridade se doutrina que deu interpretado de acordo com as regras históricas e lingüística
3. Bom no modo que eles agem, e o fato de eles não crerem em Maria .
4. não fiz .
5.Independente da religião de cada um, o importante é você respeitar as crença de cada um, e existem varias espóes religiosas.

Página 20

Ex.5
Normal porque cada pessoa escolhe seu jeito de viver , sua religião e suas maneiras de viver .
Apesar das diferenças temos que respeitar todos igualmente .

(Y) .

Você Aprendeu ??

1- A e B .


Página 22

Pesquisa Individual
a) São narrativas , historias , conversas sobre os fenômenos da natureza que são transmitidos de geração para geração.
b) ato, efeito ou modo de cultivar. O complexo dos padrões de comportamento , das crenças , das instituições , das manifestações artísticas , intelectuais etc., transmitidos coletivamente , e típico de uma sociedade. O conjunto dos conhecimentos adquiridos em determinado campo.
c) Forma de expressão usada para se comunicar com seres da mesma espécie.
d) Todos os seres q constituem o universo. força ativa q estabeleceu e conserva a ordem natural de tudo quanto existe. Temperamento do individuo. Espécie , qualidade.
e) Conexão rigorosa entre os fenômenos (naturais ou humanos), de modo q cada um deles é completamente condicionado pelos q o precederam.

Página 26

1-
Fenômenos naturais são eventos da natureza que não dependem de ações humanas, mas que na maioria das vezes influenciam a vida das pessoas que à eles estão sujeitas.
Alguns fenômenos naturais como, erupção de um vulcão, furacão, tempestades, etc..causam terríveis catástrofes.
Outros fenômenos, no entanto, são obras de artes visualmente deslumbrantes proporcionadas pela natureza.
Outros fenômenos naturais curiosos, e que ainda não puderam ser explicados pela ciência e por isso muitas vezes são mal interpretados, abrindo um vasto campo para o místico e o folclórico..
A poesia, a pintura, artesanato entre outras estão relacionadas com a natureza..

2-
De preservar e manter! alem de dar educação a sociedade, Também de proporcionar as atividades, aos cidadões, que essa cultura possui... isso através da segurança, infra-estrutura, incentivo, e mais coisas...
EX: Carnaval...

sem segurança, sambódromo, incentivo (leis)... não terá como ter carnaval..

Página 27

2. A importância é que com uma boa educação, as pessoas teriam uma grande chance de ter um trabalho futuramente.
3. opinião própria.

Página 28

leitura e analise de texto
O etnocentrismo é o centro de tudo e todos são pensados e sentidos através de nossos modelos,
Exemplo:Quando vemos uma pessoa que é diferente de nós ficamos confuso se ela esta certa ou errada,pois para nós o certo é o que nós achamos que é.


Página 29

1
b) Perceber o que há de bom na cultura dos outros e destruir o que é ruim.
2
b)eu aprendi, com nossas diferenças, quanto tenho de crescer.
Compartilhar esta postagem :

Facebook



 
Suporte : Ao Vivo | Facebook | Twitter
Copyright © 2013. Aluno Presente - All Rights Reserved
Template criado por Maskolis Modificado por CaraGampang.Com
powered by Blogger