SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
DESIGUALDADE SOCIAL E IDEOLOGIA
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1. Espera-se que o aluno caracterize a condição de vida cujos recursos materiais são
escassos e o acesso a serviços como saúde, educação e moradia são muito limitados.
2. Resposta aberta, a depender das hipóteses dos alunos. Espera-se que eles registrem
exemplos cotidianos e reflitam com base em tais exemplos,buscando compreender
fatores culturais que colaboram para essa aceitação.
Páginas 3 - 7
1. Resposta aberta, a depender da região eleita pelo aluno na sua exemplificação. Ele
deve caracterizar as condições de moradia e o acesso a serviços urbanos, como
saúde, e discutir se essa condição é predominante ou não.
2. A importância reside, principalmente, no fato de que a inserção no mundo dos
estudos é exigência para a cidadania, para a construção coletiva de melhores
condições de vida para todos.
3. Neste exercício, o aluno vai retomar conteúdos de outras áreas que são relevantes
para a compreensão do problema da pobreza. Assim ele poderá constatar o
entrelaçamento de saberes que o ajudarão a compreender questões do contexto social
atual.
4. Espera-se que o aluno reveja os critérios apresentados no texto, tais como saúde,
renda familiar, educação.
5. Distribuição injusta e desigual de renda.
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GABARITO
Caderno do Aluno
Filosofia – 1a série – Volume 4
Página 7
1. O maquinário, segundo Marx, expande o valor da força de trabalho para a família, ao
incluir todos os membros no mercado de trabalho. Historicamente, em vez de liberar
o ser humano, o maquinário passou a incorporar mais pessoas ao processo produtivo.
Páginas 8 - 10
Orientar os alunos para a pesquisa em dicionários da Língua Portuguesa e em
dicionários de Sociologia e Filosofia.
Imagens e notícias podem aprofundar as concepções debatidas sobre desigualdade.
1. Uma resposta possível: O que se pode fazer é que, para a superação da desigualdade,
é preciso exigir uma melhor distribuição de renda e políticas de superação da
pobreza, além de também ser preciso que detentores do capital abram mão de seus
lucros e construam bases mais justas de convivência social. Tal superação requer,
ainda, projetos coletivos amplos, e não pode depender da boa vontade de apenas
alguns.
Páginas 10 - 11
1. Exemplos de argumentos:
Os ricos construíram seu patrimônio durante gerações e gerações de muito trabalho;
Os pobres não merecem outra condição de vida, pois não se esforçam ou não contam
com habilidades para enriquecerem.
2. Esses argumentos colaboram ao ensinar valores associados ao merecimento e à
compreensão de que os homens são diferentes em termos de suas capacidades para
construir patrimônio material.
3. Alternativa b.
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GABARITO
Caderno do Aluno
Filosofia – 1a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
DEMOCRACIA E JUSTIÇA SOCIAL
Páginas 12 - 14
O convívio com o diferente nos ajuda a ampliar nossa perspectiva e questionar o que
consideramos como certeza imutável. A diferença mostra outras possibilidades, outros
modos de ser e viver.
Páginas 14 - 15
1. Porque uma sociedade democrática exige de seus cidadãos o entendimento da
importância fundamental das leis, das instâncias jurídicas e do sistema político.
Nesse sentido, o cidadão poderá cooperar com o respeito mútuo, observando as
situações em que as instâncias jurídicas e políticas podem atuar em benefício de uma
sociedade mais justa.
2. A justiça social é “a única forma de respeitar os direitos de todos”, fortalecendo o
pluralismo. Ao fomentar o pluralismo, a justiça social reduz a violência, na medida
em que esta é o “único modo de destruir o pluralismo”.
Página 16
1. Para o aluno, professor, é importante a reflexão sobre as mudanças conceituais que a
palavra “democracia” sofre ao longo da História. Com essa reflexão, ele pode
compreender melhor os variados usos da palavra por diferentes tendências e partidos.
Assim, pode-se auxiliá-lo chamando a sua atenção para o seguinte questionamento:
muitos políticos empregam a palavra “democracia”. Eles o fazem com sentidos
diversos?
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GABARITO
Caderno do Aluno
Filosofia – 1a série – Volume 4
2. Esta entrevista vai ajudar a conhecer os diferentes sentidos atribuídos à palavra
“democracia”.
Páginas 16 - 17
1. Neste exercício, é preciso retomar as ideias do autor, em que ele afirma que o
contrato explicita as funções, os direitos e deveres de cada um e permite organizar a
participação de todos, de modo a garantir que ninguém prejudique o próximo.
Deve-se fazer um acordo para que cada um seja respeitado desde o seu nascimento e
em sua dignidade humana, isto é, em sua liberdade e sua igualdade. Sem o acordo
não haveria liberdade.
2. Resposta aberta, a depender do entendimento do aluno, mas no sentido de
argumentar que a posse de bens sociais primários de forma igualitária favorece a não
violência.
3. Alternativas (a) e (b).
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GABARITO
Caderno do Aluno
Filosofia – 1a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
OS DIREITOS HUMANOS
Página 18
1. O aluno deve procurar em diversas fontes e organizar a informação encontrada em
uma síntese que apresente aspectos principais, em ordem cronológica, sobre o
processo que origina a Declaração dos Direitos Humanos.
2. Solicite ao aluno que leia e comente as leis em questão, destacando os avanços e as
limitações na implantação dessas normas. Espera-se que o aluno pesquise em
universo de legislação municipal ou estadual, ou mesmo federal, e destaque pelo
menos uma lei que representa avanço em termos de direitos humanos, mas que não
está implementada ainda por ausência de políticas que garantam tal implementação.
Exemplo: falta de fiscalização.
Páginas 19 - 25
1. Nesta questão, o aluno deve problematizar a efetividade dos artigos da Declaração
dos Direitos Humanos, apresentando exemplos que revelem dificuldades para sua
viabilização no Brasil.
Página 25
1. Uma seleção de imagens representativas da violação dos direitos humanos pode ser
montada com fotos de jornais e de revistas e até mesmo com fotos realizadas pelos
alunos.
2. Espera-se, neste caso, que o aluno descreva brevemente um ou mais programas de
TV e comente os aspectos que violam os Direitos Humanos.
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GABARITO
Caderno do Aluno
Filosofia – 1a série – Volume 4
Página 26
1. Essa resposta deve abarcar alguns impedimentos, tais como a má distribuição de
renda, que impede o acesso aos benefícios da ciência como medicamentos e demais
recursos na área de saúde, e que dificulta, ainda, a formação técnica e artística para a
grande maioria, pois, além dos obstáculos quanto ao acesso aos benefícios
conquistados pela ciência, vivemos no Brasil entraves para a produção científica e
artística.
2. Resposta aberta, a depender da elaboração de cada aluno, que deve retomar as
reflexões sobre os Direitos Humanos, analisando o significado democrático de leis e
declarações, mas problematizando as dificuldades para a sua viabilização.
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GABARITO
Caderno do Aluno
Filosofia – 1a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4
PARTICIPAÇÃO POLÍTICA
Para começo de conversa
Página 28
1. Resposta aberta, que deve refletir a experiência do aluno, em que se espera que ele
identifique ações de participação política no bairro, na rua, na comunidade. Exemplo:
movimento por melhorias urbanas.
Páginas 28 - 29
1. Pode-se fazer o acompanhamento pela internet, com o acesso ao site do
representante; pelos meios de comunicação, como o rádio e a TV; por boletins deste
representante e de seu partido político; e também por meio da própria presença nas
assembleias municipais e estaduais.
2. Os desafios atuais exigem esforços coletivos para serem enfrentados, e em razão
disso todos os cidadãos precisam estar informados e participar da busca de soluções.
São desafios que exigem a união de todos os esforços. Como na questão ambiental,
por exemplo, apenas uma pessoa ou um grupo isolado não são capazes de enfrentar
problemas que derivam da ausência de tratamento de lixo nas grandes cidades.
Página 30
Para que o aluno realize a contento a entrevista sobre as necessidades reais da
comunidade, do bairro, ajude-o na elaboração de roteiros de observação e de pesquisas.
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GABARITO
Caderno do Aluno
Filosofia – 1a série – Volume 4
Página 30
Este exercício é uma atividade que pode desenvolver e revelar diversas capacidades:
leitura, escrita, escuta, negociação, síntese. Oriente os alunos no sentido de que eles
revelem capacidade de organização e atuem de forma cooperativa.
Página 31
1. Resposta que depende da experiência do aluno, mas é preciso que a prática destacada
se caracterize por uma atuação que beneficie ou que objetive beneficiar uma
comunidade, ainda que restrita ao cotidiano do aluno, como a escola, o bairro. E
também que a justificativa mostre claramente os motivos da identificação do aluno
com a prática escolhida.
2. Porque os desafios sociais são complexos e, para a solução de muitos desses
problemas, o esforço coletivo, traduzido em mobilização e organização da população
em luta pelos direitos, é extremamente necessário. Como exemplos, temos a questão
do congestionamento no trânsito; a violência urbana e a miséria, que atinge milhões
de pessoas.