Home » » Respostas apostila Historia 1°ano Ensino medio volume 3

Respostas apostila Historia 1°ano Ensino medio volume 3



Página 3


ex: 1


termos:


* IMPERIO: autoridade, domínio, monarquia cujo soberano tem o título de imperador. estado poderoso.


* IMPERIALISMO: política de expansão e domínio territorial e ou econômicco de uma nação sobre outras.


* QUEDA: ato ou efeito de cair. decadência, declínio. extinção ou assação busca do poder.


Página 4


4
Na antiguidade o território ocupado pelos romanos,compreendia a Inglaterra os bretões,a França os francos,a Alemanha os vândalos e etc.


Página 5


5
A)As motivações estavam ligadas a interesses comerciais e de controle político e militar dos povos conquistados.
B)As conquistas romanas só foram possíveis por causa da formação de um poderoso exército grande e armado.
C)Através das conquistas romanas,acreditavam levar civilização para outros povos.


6
Na verdade ocorreram uma série de transformações que ñ romperam definitivamente com Roma.


7
A designação "bárbaros",refere-se a diferentes povos com diferentes culturas.


8
As "invasões bárbaras"na verdade foram migrações dos povos em busca de terras férteis,regiões para morar,fuga de povos com os quais estavam em conflitos.


9
Na verdade o Império Romano entrou em decadência devido a incapacidade de se administrar um grande império.


Pág : 6'


exercício 7 : Os estrangeiroos .


exercício 8 : Não , eles apenas ocuparam .


Página 7


LIÇÃO DE CASA-
Um dos problemas enfrentados pelos políticos romanos foi a questão da terra, associada à grande desigualdade social que afligia a maior parte da população.


Página 7


Você Aprendeu
1- Durante seu movimento de expansão, Roma conquistou e subjugou militarmente diferentes povos, interferindo diretamente em sua política e economia, prática que ficou conhecida como imperialista.


2- A queda ou o fim do Império Romano são entendidos como o término da civilização romana associados, principalmente, ás migrações bárbaras.


3- B
4-B
5-D


Página 8


3.letra b
4.letra b
5.letra a


Página 10 :


A história da Grécia é marcada por forte presença da cultura Oriental , a grande influência que fenícios e egípcios exerceram sobre os gregos .


Página 12


5. Posição geográfica, uma elevada muralha que protegia de ataques, Roma transformou-se no centro comercial e urbano da Europa, as férias expunham mercadorias européias, indianas, etc.


Páginas 13 e 14


6. Fator econômico, político. A indústria e o comércio foram atividades muito lucrativas para Bizâncio, o comércio bizantino era muito superior ao do ocidente, os mercadores lidavam sobretudo com produtos de luxo, especiarias, jóias e objetos de arte. A origem do Império Bizantino está ligada as mudanças ocorridas no centro do poder administrativo do Império Romano.


7. A posição geográfica, estreitamente ligada à fé cristã, a cultura bizantina valorizava os estudos de literatura difundidos nas várias escolas e bibliotecas construídas na cidade.


Página 15


Lição de Casa
Basílica de Santa Sofia em Istambul (antiga Constantinopla) na Turquia. Construída no século VI, a Basílica foi transformada em mesquita após a conquista turca, ocorria no século XV.


Página 16


a) Maomé(nasceu em 570 d.c, Meca e morreu em 8 de Junho de 62 d.c). Foi um líder religioso e político árabe .Medina a primeira cidade regida por princípios teocráticos e foi em Meca que o profeta Maomé proclamou o Islamismo


b) O enfraquecimento do império Romano a ausência de um poder centralizado no ocidente,a capacidade,a unificação das terras árabes.


Página 17


1 - Ao lado do cristianismo , o islamismo é hoje a única religião do mundo com mais de 1 milhão de fiéis.A maioria deles concentra-se na Ásia (70%) e na áfrica (26%).
Maomé é o principal profeta da crença islamismo.Ele nasceu em Meca em 570 em uma família de mercadores.


Página 18


Foi a divisão da Igreja Católica em duas: a Igreja Católica Apostólica Romana com sede em Roma, comandada pelo Papa e a Igreja Católica Ortodoxa do Oriente, comandada pelo imperador bizantino, com sede em Bizâncio.


Página 19


A presença do Islã na sociedade brasileira se faz mais presente, em média na cidade de Foz do Iguaçu (PR), que integra a Tríplice Fronteira, formada pelo Brasil, Argentina e Paraguai, nessa região a presença de muçulmanos é grande. Por sinal hoje é 6ª feira, o dia da semana santificado pelos muçulmano sul


Página 22


1.a relação e que teve varias conquistas de territórios para poder formar a França atual.
2.com a morte de seu irmão, Carlos magno se tornou soberano e através de varias guerras ele ampliou o reino franco, dando-lhe muito prestigio.


Página 24


3. ele criou províncias na ordem crescente, e elegeu cargos administrativos:condes, os marqueses e os missi-dominici para controla-las


Lição de casa:


Como o rei não estava nem ai para a população, e quem cuidava de tudo era o mordomo do paço então o mordomo se achou no direito de tomar o lugar do rei, ja que o rei so servia de enfeite


Página 25


2- Capitulares=conjunto de leis elaborado por Carlos Magno para todo o império.
Beneficium= em doar terras para aqueles que prestassem serviços e fossem fiéis ao rei.


3- (C)


4- (C)


5- (D)


PÁG. 26


1- É a forma de governo descentralizado,criado pela igreja Católica para administrar as terras.Feudos eram terras do tamanho de cidades que tinham igreja,castelo,vila dos servos.


PÁG. 28


3- Os trabalhadores tinham apenas o inverno com descanso, pois o resto dos anos eles plantavam e erravam.Em fevereiro era o inverno; em março eles aravam e plantavam; junho eles colhiam uvas; em outubro eles aravam e plantavam novamente.


PÁG. 29


4- Quem colhia e trabalhava,tinha como obrigação era; mas quem rezava,ou se os padres,não combatia nem trabalhava.Somente os religiosos se excluíam dos outros afazeres.


Página . 30


a) Os papas tinham o projeto de implantar na Europa um estado teocrático que substituísse o estado jurídico romano e então eles investiram em chefes tribais bárbaros e apoiaram a construção de feudo


Página . 31


b) as vilas (grandes propriedades rurais auto-suficientes), o colonato (sistema de trabalho que criava uma relação de dependência entre um trabalhador e um senhor de terras), a Igreja (responsável pela preservação e transmissão de parte da cultura romana aos novos reinos germânicos).


c) A primeira compreendia os integrantes do clero, que cuidavam da fé cristã, a segunda reunia a nobreza por um todo, responsáveis pela guerra e pela segurança, a última ordem era aquela constituída pelos servos, que trabalhavam para sustentar toda população.


Página 32


4- D
5-B
Compartilhar esta postagem :

Facebook



 
Suporte : Ao Vivo | Facebook | Twitter
Copyright © 2013. Aluno Presente - All Rights Reserved
Template criado por Maskolis Modificado por CaraGampang.Com
powered by Blogger