Home » » Respostas apostila Historia 3°ano Ensino medio volume 4

Respostas apostila Historia 3°ano Ensino medio volume 4



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

A MPB E O DOPS

Páginas 3 - 4

1. Nesta atividade, procure a definição do termo em um dicionário disponível em sua

escola. Atente para as violações de direitos civis e a concentração de poder que

ocorre em uma ditadura.

a) O texto faz relação com o termo ditadura, principalmente nas passagens que

tratam sobre a suspensão de direitos políticos, do direito de votar, das restrições às

manifestações e do fim do foro privilegiado.

b) A ditadura militar no Brasil, que se instalou após 1964, não assumiu nos anos

iniciais um caráter ditatorial declarado. A também denominada “Revolução de 1964”

permitia algumas manifestações políticas e culturais. Porém, após o Ato Institucional

nº 5 (AI-5), de 1968, o aparelho repressivo foi desmascarado e o regime ditatorial

deixou, segundo Elio Gaspari, seu lado “envergonhado” e assumiu aquele

“escancarado”, ou, como na linguagem da época, a “ditamole” tornou-se “ditadura”.

3. Foram muito diversas as manifestações contrárias ao regime. As cédulas carimbadas

por Cildo Meireles com frases anti-imperialistas, as manifestações estudantis, as

greves dos trabalhadores, os festivais de música e os protestos nas ruas constituem

resumido exemplo da profusão de manifestações.

Páginas 5 - 7

a) Neste caso, o aluno deve ressaltar a negação, feita pelo artista, do valor da moeda

norte-americana. Dessa maneira, ele fazia seu protesto, rebaixando a força do

imperialismo e do domínio dos Estados Unidos.

b) Os estudantes, por meio de organizações como a União Nacional dos Estudantes

(UNE), promoveram diversas manifestações contra a ditadura. Havia focos de

resistência nas universidades e alguns membros chegaram a participar de guerrilhas e

operações de combate.

1

GABARITO

Caderno do Aluno

História – 3a série – Volume 4

c) Os trabalhadores tomaram por base parte do movimento sindical estruturado ainda na

breve República democrática que antecedeu a ditadura para organizar protestos e

manifestações.

d) Os festivais de música tornaram-se o palco no qual os artistas expressavam seu

descontentamento contra a censura e a ditadura. Com a repressão do AI-5, a censura

aumentou e a perseguição aos músicos e compositores de oposição ao regime foi

intensificada.

e) Ocorreram protestos contra a ditadura militar – e também aqueles a favor dela –,

como a Passeata dos Cem Mil, que foi um marco importante da insatisfação de

setores da população organizados por estudantes, e que teve a adesão de artistas e de

outros segmentos sociais contrários à situação política do país naquela época.

Páginas 8 - 9

A primeira estrofe deixa claro o momento vivido pelo Brasil no período de sua

composição, quando a ditadura militar perseguia, prendia, torturava e matava. Os

autores, então, fazem uma paralelo entre o tratamento violento dos militares e a “lida”

de bois. E, na segunda estrofe, continuam a fazer referência à censura: Se você não

concordar,/ não posso me desculpar/.

Analise a percepção dos alunos sobre a relação entre a música e o contexto.

Página 9

1. A possível ligação entre Geraldo Vandré e grupos de oposição ao regime.

2. O fato de Geraldo ter viajado para o Leste Europeu (socialista), acompanhado de

intelectuais, estudantes e parlamentares, pessoas consideradas como suspeitas para os

repressores. Além disso, as apresentações em Moscou e a música em homenagem ao

guerrilheiro Che Guevara consolidavam as ligações entre o músico e o

comportamento considerado subversivo na época.

2

GABARITO

Caderno do Aluno

História – 3a série – Volume 4

Página 10

Nesta atividade, estimule a organização de uma apresentação pelos alunos das

músicas mais conhecidas do período para a escola, durante o intervalo ou em um evento

especial, e incentive, até mesmo, uma comparação entre as músicas de protesto e as

músicas da época que se considerava que tinham uma temática menos politizada.

Páginas 10 - 11

a) Caetano Veloso e Gilberto Gil participaram da Tropicália, movimento que

utilizava guitarras elétricas e aceitava abertamente as influências musicais

estrangeiras, embora misturadas à nossa tradição musical.

b) Os estudantes dividiam-se entre o apoio e a repulsão ao movimento tropicalista,

e as críticas vinham principalmente em razão da abertura ao “estrangeirismo”. O

governo prendeu e exilou os participantes do movimento, considerando suas letras e

atitudes subversivas.

2. Os grupos armados assaltavam bancos, com a finalidade de obter recursos para o

financiamento de sua luta, sequestravam embaixadores para negociar a soltura de

companheiros presos políticos e promoviam atentados contra alvos militares.

3

GABARITO

Caderno do Aluno

História – 3a série – Volume 4

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

REDEMOCRATIZAÇÃO: “DIRETAS JÁ!”

Páginas 13 - 14

Normalmente os alunos tendem a escolher palavras como “liberdade”, “poder do

povo” e “liberdade de expressão”. Alguns misturam conceitos e consideram

“República”, “poder público” e “presidencialismo” como sinônimos, porém pode

haver alunos que associem a democracia à “sacanagem”, “roubalheira”, “desordem”

e “canalhice”. Estes, talvez levados a crer nisso em razão dos rumos da política

brasileira e das denúncias constantes de corrupção no país, acabam projetando uma

imagem muito negativa sobre a ideia de democracia. Encerre a discussão lendo e

explicando o termo “democracia”, apresentado no quadro da página 14 do Caderno

do Aluno.

Páginas 14 - 15

Ressalte o fato de um salsicheiro poder participar da política. Trata-se de uma clara

associação com a democracia ateniense do século V a.C. Aliás, o texto de

Aristófanes pode ser encarado como uma crítica à democracia como um todo e à

política de maneira mais ampla. O salsicheiro diz que não possui qualidades para ser

um político, algo que um escravo diz não ser problema. Ressalte a exclusão dos

escravos da política por sua condição. Sabe-se pouco sobre Aristófanes, e suas peças

são as principais fontes de conhecimento sobre sua vida. Atenas, nessa época, estava

vivendo um período de guerras e os discursos de políticos demagogos incentivaram a

entrada da cidade na Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.), que levou à destruição de

toda a Hélade.

4

GABARITO

Caderno do Aluno

História – 3a série – Volume 4

Páginas 15 - 16

Os grupos devem sugerir, como foi explicitado anteriormente, formas de fiscalização

que não agridam os direitos básicos da democracia, como a integridade física, o direito

de defesa e a necessidade de investigação. Comente os trabalhos dos alunos que

caminharem na direção oposta. Enfatize aqueles que criaram sistemas baseados em

assembleias e grupos de discussão em detrimento de outros que colocaram a

responsabilidade sobre uma única pessoa, ou ainda excluíram algum grupo social da

política. Aqueles que sugeriram a utilização de sistemas tecnológicos, como internet ou

jornais, para a disponibilização das informações para a maioria das pessoas, incluindo a

sociedade civil de maneira participativa, também devem ser destacados.

Página 16

1. Alternativa e.

a) O movimento foi uma clara demonstração de descontentamento popular com os

rumos do país, depois de duas décadas de ditadura militar. A população tomou as

ruas, clamando pela aprovação da Emenda Dante de Oliveira e pela

redemocratização do Brasil, com o retorno das eleições diretas para a Presidência da

República.

b) O Hino Nacional era entoado em coro nas manifestações da época. A cantora

Fafá de Belém, então, tornou-se a “Musa das Diretas”, por participar ativamente de

comícios e cantar o hino junto com o povo. Nesse caso, trata-se de uma nova relação

entre Estado e nação, por simbolizar uma apropriação dos símbolos nacionais pelo

povo, após décadas de exclusão política e censura. A população demonstrava que o

povo queria participar da política, apropriar-se de seu Estado, por meio também de

seus símbolos oficiais (Bandeira/hino).

5

GABARITO

Caderno do Aluno

História – 3a série – Volume 4

Página 17

O movimento reivindicava os direitos de participação política, de manifestação e

expressão, liberdades cerceadas durante a ditadura. Era favorável à emenda do deputado

Dante de Oliveira, que defendia eleições diretas para presidente da República.

6

GABARITO

Caderno do Aluno

História – 3a série – Volume 4

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

A QUESTÃO AGRÁRIA NA NOVA REPÚBLICA

Página 19

1. Neste exercício, oriente os alunos no preenchimento do quadro, pedindo que

escolham palavras que podem ser associadas ao Movimento dos Trabalhadores

Rurais Sem Terra (MST) e que, depois, justifiquem no quadro, na segunda coluna, as

suas escolhas. Discuta com os alunos os principais meios de obtenção de informação,

as visões da imprensa e da mídia sobre o movimento, assim como a oposição feita

pela elite proprietária de terras e pela opinião pública conservadora. Você pode

buscar matérias jornalísticas para incrementar a atividade e levar jornais e revistas

para discutir com os alunos o teor das reportagens.

Páginas 20 - 21

1. MST e UDR representam grupos sociais bem distintos, apesar da ligação com a

questão agrária. O MST é formado, em grande parte, por grupos mais pobres e

desfavorecidos, e a UDR, em sua maioria, por grupos de grandes proprietários de

terras.

2. No MST, as invasões e manifestações buscam a reforma agrária, uma divisão de

terras mais equitativa e a formação de minifúndios sustentáveis, na contramão do

histórico brasileiro de concentração fundiária. Já a UDR defende a manutenção da

propriedade privada e o crescimento da produtividade agrícola, com o uso da

tecnologia no campo.

3. O MST é inspirado em ideais políticos de esquerda, como o socialismo, e a UDR é

sustentada por ideais políticos de direita.

4. O ponto mais importante para o sucesso da Situação de Aprendizagem é relacionar as

manifestações pela terra no Brasil, tanto de direita como de esquerda, no contexto da

redemocratização brasileira da década de 1980. Tais manifestações são fruto da

maior liberdade de expressão e luta por direitos da sociedade civil. A UDR venceu

7

GABARITO

Caderno do Aluno

História – 3a série – Volume 4

no projeto democrático de 1988, e a reforma agrária ainda não foi realizada na

proporção e medida desejadas pelo MST. Trata-se de uma questão aberta, na qual a

democracia deve promover direitos de manifestação para todos.

5. A luta do MST está relacionada ao desemprego e à expropriação de pequenos

proprietários no campo. A introdução de maquinário e tecnologias mais eficientes de

produção incentivou a expulsão de diversos trabalhadores rurais de seus postos de

trabalho. O MST luta por acesso à terra e também por acesso à cadeia produtiva, ao

trabalho.

Página 21

O rock brasileiro do pós ditadura foi motivado pelo descontentamento com os rumos

da democratização do Brasil, a crise econômica e as denúncias de corrupção. Ao ver os

jovens da época, “os filhos da revolução”, a geração cujo vermelho que conheciam era o

da “Coca-Cola", perguntavam-se: "Que país é este?”

Páginas 24 - 25

a) O aluno deve descrever o movimento dos sans-cullotes tomando por base a

própria denominação do movimento, especialmente pela denominação “sans”, cuja

tradução “sem” se aproxima do movimento dos “sem” terra. Na Revolução Francesa,

esse movimento caracterizou-se pelo radicalismo, pelas influências iluministas e pelo

apoio aos jacobinos.

b) Primeiro, o aluno deve ressaltar sua distância temporal e os contextos históricos

distintos. Contudo, as semelhanças são marcantes: os dois movimentos são formados

por grupos excluídos da ordem de poder vigente. No caso dos “sem culote”, o uso

das calças compridas, típica dos trabalhadores em oposição aos culotes das elites,

tornou-se um símbolo da luta da população urbana pela igualdade e pelo fim dos

privilégios da nobreza. De certa forma, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra

8

GABARITO

Caderno do Aluno

História – 3a série – Volume 4

também é caracterizado pela população excluída da posse de um bem essencial: a

terra, cuja divisão é marcadamente desigual na história do Brasil.

2. Alternativa d. Trata-se de ações comumente relacionadas ao MST: a luta pela

desapropriação e distribuição de terras devolutas.

3. Alternativa c. Retrata o quadro de desigualdade fundiária em nosso país.

9

GABARITO

Caderno do Aluno

História – 3a série – Volume 4

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4

O NEOLIBERALISMO NO BRASIL

Páginas 27 - 28

1. Os alunos identificarão facilmente que a maioria dos produtos importados que eles

possuem são provenientes da China. As aulas de Geografia, os jornais e as revistas já

levaram ao conhecimento de grande parte dos alunos uma ideia sobre o crescimento

econômico chinês, no qual eles representam um papel essencial, como consumidores.

Relate aos alunos que nem sempre foi fácil comprar algo importado no Brasil, seja da

China, seja de qualquer outro país. Ressalte que muitos desses produtos são

projetados em países de centro, como Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, mas

sua produção ocorre em países periféricos, como China e Índia. Por quê? Levante a

questão da mão de obra barata e a abundância de recursos naturais dos países

periféricos.

2. A industrialização no Brasil, de 1929 até a década de 1980, estabeleceu uma

complexa relação com o câmbio da moeda brasileira em relação ao dólar (padrão

econômico mundial após a Segunda Guerra Mundial), pois precisava de um câmbio

favorável para importar máquinas. Em contrapartida, necessitava de um câmbio

desfavorável para proteger o mercado interno. O Estado brasileiro, dentro dessa

lógica, atuou ativamente no controle da balança comercial e da taxa cambial de modo

a favorecer a industrialização nacional, pautada pelo protecionismo. Dessa maneira, a

política econômica inviabilizava a compra dos produtos finais, por meio de altas

cargas de impostos ou taxas cambiais que tornavam os seus preços abusivos para o

consumidor assalariado brasileiro.

3. Com o fim da União Soviética, em 1991, e a consolidação do neoliberalismo no

mundo, as economias sofreram um forte processo de expansão e crescimento.

Economias de diversos países se unificaram, formando blocos poderosos e

competitivos, para fazer frente à potência vitoriosa da Guerra Fria: os Estados

Unidos da América, país que buscou favorecer a circulação de capitais e mercadorias

um dos pilares de sua política.

10

GABARITO

Caderno do Aluno

História – 3a série – Volume 4

4. Em relação ao Brasil, havia uma dupla via de interesses. As elites brasileiras e a

classe média, em grave crise financeira provocada por uma década de inflação

violentíssima, que esfacelou o poder de compra interno, exigiam a implementação de

um processo de modernização econômica. No entanto, a disputa internacional por

mercados em uma economia globalizada tinha interesse pela massa de possíveis

consumidores de um país de proporções continentais como o Brasil. O protecionismo

e a inflação eram grandes obstáculos à entrada do Brasil nessa nova economia.

5. No governo Collor (1990-1992), os primeiros obstáculos foram derrubados. O Plano

Collor abriu o mercado para os produtos estrangeiros, as taxas de importação caíram

e a indústria nacional teve de se ajustar aos novos tempos. Os efeitos do

neoliberalismo ficaram evidentes nas privatizações, no afastamento do Estado da

economia e também no aumento da oferta de produtos, principalmente da indústria

automobilística. Outras medidas adotadas pelo governo Collor, como os

congelamentos de preços e o confisco das poupanças, foram artifícios para tentar

fortalecer a economia sob os pilares do crescimento monetário e da inflação

controlada, porém sem sucesso e com alto custo político.

6. O atual plano econômico brasileiro, que vigora há mais de 15 anos, nasceu de uma

fórmula simples: atrair capital externo para valorizar a moeda nacional. Mas como

tornar o Brasil uma opção atraente de investimento com uma economia frágil e um

passado de endividamentos, moratórias e diversos planos econômicos fracassados?

Para atrair os dólares da economia mundial que flutuavam por diversos países e

buscavam oásis especulativos, o governo anunciou uma taxa de juro para os

investidores muito atraente: 42% ao ano, que se tornou, assim, o maior rendimento

do mundo.

Páginas 28 - 29

Neta atividade, é interessante auxiliar os alunos na tarefa de perceber que a

estabilidade da economia brasileira está inserida em um contexto global, no qual a

participação do país em um ambiente de multiblocos e polos econômicos está ligada à

11

GABARITO

Caderno do Aluno

História – 3a série – Volume 4

estabilidade da moeda, da inflação e da produção, mas há um custo social e político para

isso.

A produção de riquezas não é igualitária, portanto a concentração de riquezas se

agravou, o Brasil ficou suscetível às crises externas de produção e demanda. Problemas

estruturais, como a pobreza, não foram erradicados e pessoas ainda passam fome, apesar

da riqueza esbanjada em alguns centros.

Página 29

Neste exercício, estimule a procura por artigos que ilustrem a situação retratada no

item anterior. Fale com os alunos sobre a importância de argumentar a respeito das

relações entre os materiais pesquisados e o conteúdo estudado, colaborando assim para

o andamento das aulas seguintes. Também vale sempre lembrá-los de citar as fontes de

pesquisa, contextualizando o veículo jornalístico em que a notícia foi veiculada,

considerando-se o seu posicionamento ideológico, perceptível na abordagem do assunto

em foco.

Páginas 29 - 30

1. Alternativa b.

12

GABARITO

Caderno do Aluno

História – 3a série – Volume 4

Relação cambial

Antes da abertura

moeda nacional desvalorizada
e sem controle oficial do
governo

muito alta

Depois da abertura

moeda nacional valorizada e
controlada pelo Banco Central

Média inflacionária

Variedade de produtos no baixa
mercado

Intervenção do Estado na
economia

mais baixa

alta

grande

Diminuiu-se o nível de
intervenção, conforme a proposta
neoliberal

Igualdade social

Há diversas maneiras e fontes de interpretação, mas a maioria

concorda com a menor concentração de riquezas antes da grande

propagação do neoliberalismo no mundo.

3. Alternativa a.
Compartilhar esta postagem :

Facebook



 
Suporte : Ao Vivo | Facebook | Twitter
Copyright © 2013. Aluno Presente - All Rights Reserved
Template criado por Maskolis Modificado por CaraGampang.Com
powered by Blogger