SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
COMO OS SERES HUMANOS EVOLUÍRAM?
Páginas 3 - 5
1. Espera-se que os alunos identifiquem a segunda imagem como a mais próxima do
conceito de “árvore” apresentado por Darwin. Ela evidencia as relações de
parentesco e a complexidade do processo.
2. A primeira imagem traz uma visão linear do processo evolutivo, a ideia de ascensão
unidirecional da vida a partir de uma suposta “substituição” das espécies, e o ser
humano atual como produto final desse processo; diverge, portanto, da teoria mais
aceita atualmente.
3. Os parentes mais próximos dos humanos são os Australopithecus, que teriam se
separado há, aproximadamente, 5 milhões de anos.
Páginas 5 - 6
1. A principal semelhança corresponde à presença de cinco dedos separados e polegares
totalmente desenvolvidos e oponíveis, característica restrita aos grandes macacos
(orangotangos, gorilas e chimpanzés) e aos humanos. São muitas as diferenças entre
a mão do chimpanzé e a mão humana, não só nos ossos como nas articulações. Na
figura é possível identificar a diferença no comprimento dos dedos: nos chimpanzés
os dedos são mais longos e curvos, o que facilita a capacidade de agarrar galhos de
árvores, enquanto os dedos humanos são mais curtos e robustos. Vale destacar que o
polegar dos chimpanzés é pequeno, fraco e relativamente imóvel.
2. A pélvis humana é curta e mais ampla e a coluna, mais ereta. O ângulo das pernas,
em relação ao da cintura pélvica (bacia), é adaptado para suportar a massa corpórea.
3. Visão binocular, dedos oponíveis; membros do corpo e mãos adaptados para
pendurar-se, saltar e balançar-se nos ramos; habilidade para pegar e manipular
GABARITO
Caderno do Aluno
Biologia – 3a série – Volume 4
objetos pequenos usando dedos com unhas em lugar de garras; vida familiar e
cuidados com a prole.
4. Algumas possibilidades de resposta: maxilares menos proeminentes; aumento do
volume do crânio; postura ereta – as mãos liberadas das funções de locomoção
passaram a ser usadas para manejar armas de caça e ferramentas; desenvolvimento
da comunicação e da fala; vida social complexa.
5. Bipedalismo significa postura ereta, locomoção sobre duas patas, portanto, a pélvis
dos seres humanos está mais adaptada ao bipedalismo.
6. Espera-se que os alunos associem as mãos e a postura mais curvada com a vida nas
árvores.
Página 7
Alguns cientistas indicam que a linhagem humana surgiu em ambientes de floresta
que se transformaram em savanas. Outros apostam que esse surgimento aconteceu ainda
nas grandes florestas.
Segundo a hipótese das savanas, apresentada no enunciado, o clima teria esfriado e
se tornado mais seco. Isso, somado às mudanças do relevo no Rift Valley (montanhas no
leste africano), teria transformado a floresta em savanas1. Assim, os símios que viviam
na região teriam selecionado características que favoreciam o hábito terrestre, como o
bipedalismo, os hábitos sociais e a comunicação.
Professor, há diversos documentários que ilustram a evolução biológica humana.
Entre eles, O nascimento da mente humana, Em busca de nossos ancestrais e Grandes
transformações.
Neste caso, eventos geológicos levaram à formação da cadeia de montanhas que mudou o clima local,
diminuindo drasticamente o regime de chuvas e tornando o ambiente mais seco e impróprio às florestas.
GABARITO
Caderno do Aluno
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Páginas 7 - 8
1. Alternativa c.
2. Alternativa b.
3. Alternativa c.
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
A ESPÉCIE HUMANA E SEUS ANCESTRAIS
Página 8
• Resposta pessoal. É o momento de avaliar o que os alunos já sabem sobre o assunto.
Fique atento a respostas do tipo: macacos, chimpanzés, gorilas. Elas denotam a visão
que os alunos têm do tema.
Páginas 9 - 11
1. Os ancestrais citados no texto são os Australopithecus.
2. O bipedalismo.
3. A importância desses fósseis está naquilo que podem revelar sobre a ancestralidade
humana, reforçando a tese de que os seres humanos e os chimpanzés tiveram
ancestrais comuns.
4. Espera-se que os alunos relacionem a ideia de “quebra-cabeça” à complexidade do
processo de reconstrução da evolução humana, suas lacunas, incertezas e à existência
de documentário fóssil disperso e incompleto.
Página 11
• Resposta pessoal. Embora o texto trate de uma fraude, que é um aspecto a ser
discutido com os alunos, essa temática possibilita a retomada do assunto abordado no
Caderno do volume 3 sobre os riscos de encarar as teorias da ciência como “verdades
absolutas”. Aproveite a oportunidade para conversar sobre revelações científicas
sensacionalistas que, muitas vezes, aparecem na mídia, confundem a população e,
depois de algum tempo, são contestadas ou aprimoradas com base em novas
pesquisas, debates acadêmicos e com a sociedade.
GABARITO
Caderno do Aluno
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Página 12
Pesquisadores ingleses fizeram a reconstituição do crânio de Luzia e notaram que ela
tinha traços tipicamente negróides, muito diferentes dos índios atuais. A partir daí,
alguns pesquisadores passaram a buscar mais evidências que confirmassem a origem
africana dos primeiros americanos. Aproveite a oportunidade e converse sobre a origem
do povo americano.
Páginas 12 - 13
• Sequência evolutiva: 3 (Australopithecus) 1 (Homo erectus Pequim) 4 (Homo
sapiens neanderthalensis) 2 (Homo sapiens sapiens moderno).
Essa sequência expressa uma ordenação cronológica de surgimento e não relações
evolutivas, de parentesco, propriamente dito.
GABARITO
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Páginas 13 - 14
Resposta possível:
Fonte: RAW, Isaias; MENNUCCI, Lélia; KRASILCHIK, Myriam. Biologia e o homem. São Paulo: Edusp, 2001.
Produção de texto
Página 15
Acredita-se que o desenvolvimento de uma cultura é de extrema importância para o
desenvolvimento da espécie humana. Este seria, inclusive, um dos traços que definiriam
GABARITO
Caderno do Aluno
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a espécie. Cultura pode ser entendida como toda criação e atividade humanas
governadas por costumes e regras sociais, como, por exemplo, a tecnologia, a
linguagem, a arte e a própria ciência.
A cultura tem diversos aspectos que podem influenciar nosso desenvolvimento, e das
maneiras mais variadas. Algumas delas são apresentadas a seguir:
Linguagem oral e o pensamento abstrato: o desenvolvimento do cérebro,
principalmente da região do córtex, que é responsável pelo pensamento abstrato,
permitiu ao ser humano desenvolver um aspecto cultural muito importante, a
linguagem. A linguagem é a função mental simbólica suprema. Por meio da linguagem,
é possível exprimir nossos pensamentos, transmitir informações complexas, sobre o
passado, o futuro, favorecendo o cooperativismo e a socialização.
Ferramentas: o uso de ferramentas não é exclusivo dos seres humanos ou dos
hominídeos. Chimpanzés e gorilas também fazem uso desses artefatos, principalmente
na obtenção de alimentos. No entanto, os humanos se distinguem desses outros animais
por utilizarem ferramentas para fazerem outras ferramentas. O ser humano aperfeiçoou
tanto esta técnica que passou do uso de ferramentas de pedra lascada, há 2,5 milhões de
anos, para a utilização de metais na produção, há 7 mil anos.
Uso do fogo: o desenvolvimento do cérebro, sem dúvida, ajudou na adaptação dos
seres humanos aos mais diversos ambientes e climas. Em razão do intelecto, os
hominídeos puderam se espalhar pelo globo de uma forma que, até então, nenhum outro
animal tinha feito. O uso de cavernas como abrigo permitiu o acesso dos seres humanos
a áreas que apresentavam clima muito frio. Com a diminuição do tempo de digestão,
devido ao consumo de alimentos cozidos, o tempo livre pode ser utilizado na caça,
convivência social, arte, entre outras atividades que favoreceram a socialização.
Professor, há um documentário exibido pela TV Escola que explora bem o
desenvolvimento da cultura, chama-se “A arte moldou o mundo” 1º episódio.
GABARITO
Caderno do Aluno
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Páginas 15 - 16
1. Espera-se que os alunos mencionem a capacidade de elaborar e acumular
conhecimento e as estratégias de adaptação e sobrevivência como responsáveis pelo
poder do ser humano.
2. A postura ereta facilitou ao ser humano um aperfeiçoamento dos braços e mãos e
permitiu a manufatura de instrumentos de caça. Também permitiu que olhasse sobre
toda a vegetação, favorecendo a localização de predadores e presas. Além disso, é
possível relacionar as habilidades manipulativas das mãos e o desenvolvimento do
cérebro.
3. A descoberta do fogo permitiu ao ser humano explorar novos ambientes. Facilitou
sua sobrevivência ao frio e a produção de armas mais eficientes, além de possibilitar
o cozimento dos alimentos, mais tempo livre e aperfeiçoamento da vida social.
4. Alternativa e.
Páginas 16 - 17
1. O DNA mitocondrial favorece a investigação da evolução da espécie uma vez que é
transmitido às gerações seguintes pelo óvulo, por meio da chamada herança
citoplasmática, exclusiva das mulheres, formando uma matrilhagem. Por ser uma
molécula relativamente pequena, sua taxa de mutações é várias vezes mais rápida em
relação ao DNA nuclear. Como não há recombinação na transmissão, sua integridade
genética é totalmente mantida, a não ser pelas mutações. Se considerarmos que as
mutações ocorrem aleatoriamente em uma taxa relativamente constante, o estudo das
variações genéticas geradas pode ser utilizado como relógio biológico, isto é, a
variabilidade genética é diretamente proporcional à antiguidade. O mesmo vale para
o cromossomo Y que é transmitido diretamente dos pais para os filhos homens.
2. As análises cromossômicas permitem traçar linhas evolutivas. Por meio do estudo da
variabilidade do DNA mitocondrial e do cromossomo Y se estabelece o grau de
parentesco nas populações atuais e, por consequência, a antiguidade relativa de cada
ramo populacional.
GABARITO
Caderno do Aluno
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
A INTERVENÇÃO HUMANA NA EVOLUÇÃO,
AS TRANSFORMAÇÕES NOS AMBIENTES
E O FUTURO DA ESPÉCIE HUMANA
Para começo de conversa
Páginas 18 - 20
1. Espera-se que os alunos relacionem características dos animais às suas necessidades
ou gostos pessoais.
2. Resposta pessoal. Porém, deve refletir as ideias gerais dos alunos.
3. Espera-se que os alunos relacionem características dos vegetais às suas necessidades
ou gostos pessoais.
4. Espera-se que os alunos identifiquem a seleção de plantas e animais segundo
características de interesse. Inicie uma conversa com a turma retomando a fase
nômade dos seres humanos e ressaltando que o desenvolvimento da agricultura, da
pecuária e da domesticação dos vegetais e animais foram fatores que favoreceram o
sedentarismo e o desenvolvimento das aldeias e, posteriormente, das cidades.
Destaque a alimentação como uma das maiores preocupações da espécie humana. Os
primeiros grupos humanos eram nômades, isto é, mudavam de local com muita
frequência em busca de alimento. Apenas há dez mil anos aproximadamente se
iniciou o desenvolvimento da agricultura, da pecuária e da domesticação de animais.
Provavelmente, com base na observação da reprodução natural de plantas e animais,
nossos ancestrais descobriram como cultivar plantas e como criar animais.
Os descendentes do processo reprodutivo podem apresentar características muito
distintas, e nossos ancestrais não se limitaram a cultivar plantas e criar animais, mas
aprenderam também a selecioná-los segundo suas características favoráveis,
direcionando sua reprodução, ou seja, fazendo uma seleção artificial. Essa chamada
“melhoria” genética elimina características indesejadas e mantém as que são úteis e
desejáveis.
Os processos de criação e cultivo também favoreceram a hibridização, isto é, a
mistura de variedades diferentes. O milho que consumimos hoje é derivado de um
GABARITO
Caderno do Aluno
Biologia – 3a série – Volume 4
processo de hibridização: ele é macio e possui sementes grandes, ao contrário do
milho utilizado pelos primeiros agricultores, que produzia espigas pequenas e duras.
No caso do trigo, outro exemplo de domesticação, a Triticum monococcum (espécie
primitiva que originou as outras) deu origem, por hibridização com outro tipo de
gramínea (Aegilops searsii), à espécie Triticum turgidum, precursora da espécie do
trigo duro (Triticum durum). Este foi selecionado e até hoje é cultivado pelos seres
humanos por causa da dureza do grão e alto teor de glúten. Outra espécie selecionada
e cultivada em razão do alto teor de amido é a Triticum aestivum, que se originou de
cruzamentos entre Triticum turgidum e Triticum tauschi.
5. Reprodução assexuada, que mantém as características parentais.
Páginas 20 - 22
1. As diversas raças de cães resultaram da seleção de filhotes de lobos cinzentos e
chacais. Provavelmente os seres humanos perceberam que havia certos lobos que se
aproximavam mais do que outros e reconheceram certa utilidade nisso, pois eles
davam alarme da presença de outros animais selvagens, como outros lobos ou
grandes felinos. Eventualmente, alguns filhotes foram capturados e levados para
esses acampamentos humanos, na tentativa de serem criados ou domesticados.
Os animais que, ao atingirem a fase adulta, se mostravam ferozes e não aceitavam a
presença humana eram descartados ou impedidos de se acasalar. Desse modo, ao
longo do tempo, houve uma seleção de animais dóceis, tolerantes e obedientes ao ser
humano, aos quais era permitido o acasalamento e que, quando adultos, eram de
grande utilidade, auxiliando na caça e na guarda do acampamento. Isto levou
eventualmente à criação dos cães domésticos.
2. Selecionando para reprodução apenas os que apresentam a característica de interesse.
3. Espera-se que os alunos identifiquem a criação de raças artificiais de muitos animais
– cães, bois, porcos, galináceos etc. De plantas, se tem o trigo, o tomate, o arroz, o
feijão. Na realidade, admite-se que todas as plantas utilizadas agricultura foram, em
maior e menor grau, melhoradas geneticamente.
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Páginas 23 - 24
1. O processo de melhoramento genético baseia-se na seleção dos animais que
apresentam as melhores características; os selecionados são cruzados entre si e
transmitem essas características para seus descendentes.
2. As aves apresentam problemas de locomoção, tornando-se totalmente dependentes
dos seres humanos para se alimentar.
3. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos identifiquem aspectos negativos do
melhoramento, por exemplo, aqueles que tornam animais dependentes dos seres
humanos, assim como a perda da biodiversidade. Como aspectos positivos, podem
ser indicados o aumento na produção de alimentos e a melhoria da qualidade dos
produtos.
Página 24
• O aumento dos casos de tuberculose multirresistente. A tuberculose é uma doença
infecciosa pulmonar muito grave. Se a bactéria multirresistente continuar se
espalhando, haverá mais mortes entre os seres humanos.
Página 25
1. A tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis.
2. A tuberculose é uma doença infecciosa que, sob prescrição médica, pode ser
combatida com antibióticos.
3. A tuberculose se dissemina através de gotículas de saliva presentes no ar, que são
expelidas quando pessoas doentes tossem, espirram ou falam.
4. Espera-se que os alunos identifiquem a resistência aos medicamentos como fator de
risco para o aumento da prevalência da tuberculose, doença que pode levar ao óbito.
Espera-se, também, que os alunos relacionem a teoria da seleção natural ao
crescimento da resistência aos antibióticos.
GABARITO
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5. Com frequência, os médicos prescrevem antibióticos para seus pacientes, mas o uso
inadequado pode selecionar bactérias resistentes. As que prevalecem se reproduzem
e transmitem essa característica para as descendentes, sobre as quais aquele
antibiótico não terá mais efeito.
Página 26
Espera-se que as respostas dos entrevistados possam refletir o modo como as pessoas
utilizam esses medicamentos. É comum observar que frequentemente o uso de
medicamentos é inadequado, o que pode selecionar linhagens de bactérias resistentes.
Uma boa possibilidade é solicitar que os alunos entrevistem atendentes em farmácias.
Muitas vezes, eles acabam “receitando” remédios.
Página 27
1. Espera-se que os alunos identifiquem os avanços da Medicina e da Farmacologia
como fatores que minimizam a atuação da seleção natural e permitem o tratamento
de doenças que antes causavam a morte dos indivíduos.
2. Outros fatores, como saneamento básico e alimentação, também atuam no aumento
da longevidade, pois interferem diretamente na qualidade de vida da população.
Páginas 27 - 28
1. No caso das doenças genéticas, medicamentos ou tratamentos especiais minimizam
os efeitos de genes que são naturalmente deletérios. Mas os genes que causam essas
doenças continuam a ser transmitidos para os descendentes, mantendo-se na
população, isto é, não são eliminados com seus portadores.
2. Espera-se que os alunos identifiquem os avanços da medicina como fatores
evolutivos, uma vez que interferem na variação da frequência gênica e contribuem a
GABARITO
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longo prazo com a evolução dessa população. Dessa forma, podem concluir que a
evolução está acontecendo continuamente ao nosso redor.
Páginas 29 - 30
1. São respostas possíveis: a facilidade de transmissão do vírus, as aglomerações
urbanas, o trânsito mundial de pessoas e mercadorias e a fragilidade de sistemas da
vigilância sanitária.
2. Espera-se que os alunos concordem, pois a distribuição indiscriminada da droga não
é garantia de conter todos os vírus. Pode ainda favorecer o espalhamento dos vírus
resistentes ao medicamento, impossibilitando tratamentos futuros com a mesma
droga.
3. Como são patógenos novos, ninguém pode dizer com exatidão o que eles farão,
tampouco prever o rumo da pandemia.
Páginas 30 - 35
1. As duas questões centrais são: o que estamos fazendo aqui? Qual nosso papel no
mundo?
2. O autor considera que, embora os seres humanos sejam indivíduos muito simples,
formamos um complexo muito maior denominado Homo sapiens, e a principal
função, como humanos, é cooperar para perpetuar nossa espécie.
3. Espera-se que os alunos compreendam que o conceito de espécie está relacionado a
um conjunto de indivíduos que apresentam determinadas características e, mesmo
que os indivíduos que compõem determinada espécie não existam mais, as
características são transmitidas para seus descendentes. Todas as espécies tiveram
uma origem comum e, embora a espécie entre em extinção, as características
permanecem em outras espécies.
4. Podemos citar diferenças biológicas relacionadas ao bipedalismo, ao cérebro
desenvolvido e à habilidade manual. Entretanto, a grande diferença entre os seres
GABARITO
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humanos e as outras espécies está na capacidade de acumular e transmitir
conhecimento, ou seja, na sua herança cultural.
5. Os problemas ambientais e a desigualdade social.
6. A alta capacidade mutagênica do vírus favorece o surgimento de novas variedades
que podem se espalhar e causar muitos danos à humanidade.
7. O autor propõe que os seres humanos se identifiquem como parte da natureza, parte
do sistema, e que todos tenham condições adequadas de sobrevivência. A segunda
resposta é pessoal.
Páginas 36 - 38
1.
a) Os cães domésticos passam por uma seleção artificial por meio de cruzamentos
realizados pelos seres humanos, enquanto os cães selvagens são naturalmente
selecionados pelo meio.
Raças ou subespécies, porque podem produzir descendência fértil.
b)
c) Os vira-latas apresentam mais variabilidade genética porque resultam de
cruzamentos ao acaso. Uma composição genética mais variável confere uma
versatilidade maior para enfrentar mudanças do ambiente, entre elas, as doenças.
2.
a) A afirmação é verdadeira, pois os antibióticos podem atuar como agentes
selecionadores de bactérias resistentes.
b) A aplicação de dois antibióticos simultaneamente é mais eficaz, pois um
potencializa a ação do outro (sinergismo). Um dos antibióticos extermina as bactérias
resistentes ao outro e vice-versa.
3. Alternativa a.
4. Alternativa b.
5. Alternativa e.
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Páginas 38 - 39
1. “Os sapos à frente da invasão agora têm corpo menor, toxicidade reduzida e pernas
relativamente maiores, aparentemente porque os indivíduos com esses traços têm
obtido maior sucesso”.
2. Como consequência de seleção nas presas, ocorre uma seleção nos predadores. No
caso das serpentes, são selecionadas as que apresentam bocas menores, pois aquelas
com boca grande comem os sapos venenosos e morrem.
3. O caso da resistência das bactérias aos antibióticos é um bom exemplo.