TEMA:
GINÁSTICA – GINÁSTICA ALTERNATIVA
Para começo de conversa
Páginas 3 - 4
1. suavidade.
2. holismo.
3. ludicidade.
4. Alternativas (b), (d) e (f).
Página 5
As ginásticas trazidas pelos alunos devem ser cotejadas, a fim de se estabelecer
diferenças e semelhanças.
Páginas 6 - 7
1. 2. e 3. Respostas pessoais que visam identificar a percepção do aluno sobre as
sensações proporcionadas pela prática da ginástica alternativa.
1
GABARITO
Caderno do Aluno
Educação Física – 2a série – Volume 4
TEMA:
CORPO, SAÚDE E BELEZA – EXERCÍCIO FÍSICO E PRÁTICA
ESPORTIVA EM NÍVEIS E CONDIÇÕES ADEQUADAS
Para começo de conversa
Páginas 9 - 11
1. Alternativa c.
2. Alternativa c.
3. Alternativa a.
Páginas 11 - 13
Este roteiro é proposto como forma de organizar os dados coletados pelos alunos.
Página 14
Confecção de folheto informativo, a fim de fixar o conteúdo desenvolvido.
Página 14
Espera-se que os alunos tenham assimilado a importância dos fatores relacionados à
preparação para a prática esportiva, como aquecimento, alimentação adequada,
vestuário, equipamento de segurança e nível de aptidão física, bem como os cuidados
preventivos em relação à escolha do local para a prática, o horário mais adequado etc.
2
GABARITO
Caderno do Aluno
Educação Física – 2a série – Volume 4
TEMA:
CONTEMPORANEIDADE–CORPO, CULTURA DE MOVIMENTO E
PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS
Para começo de conversa
Páginas 22 - 24
1. Alternativa d.
2. Alternativa a.
3. Alternativa d.
Páginas 24 - 25
O resultado vai variar conforme a modalidade esportiva escolhida pelos grupos. Para
maiores informações sobre as especificidades das modalidades esportivas das
Paraolimpíadas, recomenda-se consulta ao site do Comitê Paraolímpico Brasileiro
(CPB), que possui links dos sites de cada modalidade. O endereço eletrônico do CPB
que apresenta as modalidades paraolímpicas é
jul.2010.
3
GABARITO
Caderno do Aluno
Educação Física – 2a série – Volume 4
Páginas 26 - 27
Criador do esporte:
Praticado por pessoas com
deficiência:
Área de competição:
Goalball
Hanz Lorenzen (austríaco) e Sepp Reindle (alemão)
Visual
Número de jogadores:
Característica da bola:
Duração do jogo:
Objetivo do jogo:
Regras básicas:
18 m de comprimento por 9 m de largura (quadra de
voleibol)
Três + três reservas
Bola com oito orifícios com guizos internos
20 minutos, divididos em dois tempos de 10 minutos cada,
com 3 minutos de intervalo
Marcar o maior número de gols no tempo regulamentar do
jogo, por meio dos arremessos rasteiros
O uso de vendas é obrigatório; podem ser feitas no
máximo três substituições no tempo regulamentar; os três
jogadores atacam e defendem; a bola deve ser arremessada
rasteira; se a equipe que atacar fizer barulho excessivo será
penalizada com pênalti; a equipe/jogador tem dez
segundos para arremessar a bola após o primeiro contato
defensivo com ela; o jogador só pode arremessar a bola
duas vezes seguida; o jogador não pode tocar a venda sem
autorização prévia do árbitro principal; no caso de um
pênalti apenas um jogador permanecerá em quadra para
defendê-lo; a equipe atacante pode declinar de um pênalti,
permanecendo com a posse de bola etc.
4
GABARITO
Caderno do Aluno
Educação Física – 2a série – Volume 4
Páginas 30 - 31
1. Alternativa a.
2. Alternativa b.
3. Alternativa b.
4. Alternativa d.
5. Alternativa a.