TEMA:
ORGANIZAÇÃO DE TORNEIOS ESPORTIVOS E FESTIVAIS DE
DANÇA, GINÁSTICA E LUTA
Para começo de conversa
Páginas 3 - 5
1.
(C)
a)
(F)
b)
(C)
c)
(C)
d)
(F)
e)
2. Alternativa a.
3. Alternativas (a), (c), (d) e (e).
4. Alternativa d.
5. Alternativa a.
6. Alternativas (a), (b), (c) e (d).
Páginas 5 - 9
As respostas serão variadas e dependem do empenho de cada grupo designado para a
respectiva comissão. Espera-se que cada comissão apresente propostas de providências
e ações para cada item que compõem o quadro orientador da tarefa. Caso os alunos
encontrem alguma dificuldade, é importante que o professor auxilie nas orientações
complementares, sugerindo que procurem outros colegas professores, pessoas do bairro
acostumadas a promover eventos (clubes, igrejas, prefeitura etc.) e, por fim, complete as
atribuições a partir de uma apresentação geral e de um debate entre os alunos da própria
sala.
GABARITO
Caderno do Aluno
Página 12
14 equipes (n).
Faça a seguinte continha: número de jogos = n – 1.
Resolução: número de jogos = 14 – 1 = 13. Logo, haverá 13 jogos. Nesse caso,
veja como é importante fazer o sorteio para evitar o benefício de alguma equipe. Duas
equipes ficarão como cabeças de chave e entrarão no jogo apenas na segunda rodada.
7
1
11
2
8
3
4
9
5
12
6
10
GABARITO
Caderno do Aluno
Página 14
1.
a) (V)
b) (V)
c) (F)
d) (V)
e) (F)
2.
2.1. Alternativa b.
2.2. Alternativa a.
2.3. Alternativa b.
2.4. Alternativa c.
GABARITO
Caderno do Aluno
TEMAS:
LAZER E TRABALHO – O LAZER NA COMUNIDADE ESCOLAR
E EM SEU ENTORNO
CORPO, SAÚDE E BELEZA – PROMOÇÃO DA ATIVIDADE
FÍSICA E DO EXERCÍCIO FÍSICO NA COMUNIDADE ESCOLAR
Para começo de conversa
Páginas 23 - 24
1.
a) ( V )
b) ( V )
c) ( F )
2. Responda às questões (a) (b) e (c):
As perguntas têm caráter de sondagem para saber se o aluno está atento às questões
do seu meio familiar e comunitário, portanto as respostas serão variadas. Recomenda-se
que o professor peça ao aluno que compare essas respostas com os resultados obtidos na
pesquisa de campo e o faça refletir sobre o quanto ele está atento às questões de sua
comunidade.
Páginas 25 - 28
Espera-se que os alunos identifiquem equipamentos de lazer em bairros vizinhos e/ou
na cidade, que possam ser utilizados por eles, que levantem a oferta de atividades e
horários, além das exigências para frequentá-los, de tal forma que possam ter um
panorama das opções da região. Nas entrevistas espera-se que os alunos consigam
identificar entre as pessoas de sua convivência (dentro e fora da escola) os hábitos de
vida que têm e a disponibilidade de horas livres para dedicar-se a atividades de lazer.
Também espera-se que percebam na coleta de informações, o nível de esclarecimento
GABARITO
Caderno do Aluno
das pessoas a respeito do tema tratado, ou seja, os benefícios da atividade física e do
lazer na busca da qualidade de vida.
Páginas 29 - 30
Espera-se que os alunos apresentem os dados coletados, sistematizados em forma de
divulgação, segundo sua escolha.
Páginas 31 - 32
1. Alternativa c.
2. Alternativa c.
3. Alternativa d.
4. Alternativa a.