NEWS STORIES
Páginas 4 - 5
1 e 2. Respostas pessoais. Na atividade 1, os alunos devem fazer a antecipação do
conteúdo das notícias após terem lido apenas a manchete. Por isso, não há, nesse
momento, respostas certas ou erradas. Na atividade 2, as respostas também variam,
porque agora eles devem confrontar suas antecipações e as informações que
encontram nos textos após lerem apenas o primeiro parágrafo.
3. A sequência correta é (c), (d), (f), (e), (a) e (b).
4.
a) Segundo o texto, a amizade entre a cobra e o hamster não deve durar, pois os
instintos da cobra devem se manifestar mais cedo ou mais tarde. Os alunos podem
questionar esse fato, contando histórias semelhantes de amizade entre outros animais
originalmente tidos como incompatíveis. Você também pode incentivá-los a pensar
sobre a utilização do conceito cultural de amizade em oposição ao conceito biológico
de instinto.
b) Para o autor, a atitude da líder de torcida teria um efeito simbólico de apoio a seu
time: a despeito da seriedade do acidente, ela não quis perturbar a concentração dos
jogadores. É bem possível que os alunos argumentem que essa atitude deve ter tido
mais impacto sobre a própria líder de torcida do que sobre o resultado efetivo do
jogo.
c) Os artigos têm maior afinidade temática com os cadernos de entretenimento
(entertainment) e esportes (sports).
d) e (e) Respostas pessoais. É importante que os alunos percebam que ambas as
notícias abordam questões relativas ao comportamento e, apesar de tratadas como
curiosidades, sugerem valores como a superação de barreiras e de conflitos entre o
indivíduo e o grupo ao qual pertencem. Vale, então, propor a discussão sobre a
intenção dos autores em contraposição às vivências e opiniões pessoais dos alunos.
5. Befriends e helps – simple present, 3rd person singular. Retome, com os alunos, o
conteúdo tratado no segundo Caderno (como fatos viram notícias e como notícias
viram manchetes), mostrando-lhes que, apesar de os fatos já terem ocorrido – e,
1
GABARITO
Caderno do Aluno
Inglês – 1a série – Volume 4
portanto, já terem ficado no passado –, utiliza-se o presente na manchete como meio
de enfatizar a relevância do fato como notícia atual;
Made e refused – simple past. Nas frases em que aparecem, há a definição de quando
as ações ocorreram por meio de expressões adverbiais de tempo (last Saturday e
during the Inter University Football Championship finals);
Was cleaning/saw e was standing/went wrong – past continuous/simple past. Nessas
frases, esses tempos verbais são utilizados para marcar o contraste entre ações mais
longas e mais pontuais (estava limpando/viu e permanecia/deu errado);
Explains e says– simple present, 3rd person singular. Aproveite esse momento para
introduzir a noção de reporting verbs (verbos usados para introduzir o discurso
direto), chamando a atenção dos alunos para a inversão da ordem entre sujeito e
verbo (em vez de Ferry explains, usamos explains Ferry; em vez de the cheerleader
says, usamos says the cheerleader).
Páginas 6 - 8
1.
a) Never mind. I wasn’t doing anything important.
b) I didn’t hear! I was listening to music and had my earphones on!
c) Sorry! I was talking to my boyfriend, you know!
d) No, they were rehearsing and playing real loud music!
2.
a) was combing
b) was reading
c) were taking
d) was talking
e) were doing
3.
a) wasn’t raining / happened
b) went / were doing
c) weren’t watching / arrived
d) was doing / called
2
GABARITO
Caderno do Aluno
Inglês – 1a série – Volume 4
e) were talking / heard
4.
(a) returns
(b) found
(c) was waiting
(d) saw
(e) picked
(f) realized
(g) opened
(h) contained
(i) left
(j) went
(k) belongs
(l) needs
(m) says
3
GABARITO
Caderno do Aluno
Inglês – 1a série – Volume 4
SITUATED LEARNING 2
NEWS STORIES – FOCUS ON LEAD PARAGRAPHS
Páginas 10 - 11
1.
a) gist (2nd paragraph)
b) grabs (3rd paragraph)
c) relevant (1st and 5th paragraphs) ou essential (2nd paragraph)
d) traditional (1st paragraph)
e) editor (2nd paragraph) (os profissionais que trabalham em um jornal foram
estudados no Volume 2)
quotes (6th paragraph) – essa palavra também aparece no texto não como
f)
substantivo, mas como verbo em quoting
g) summary (4th paragraph) (a palavra resume, que aparece na tela da televisão
quando interrompemos um filme em DVD, é um falso cognato, pois parece com a
palavra resumir em língua portuguesa, mas significa, na verdade, retomar)
h) available space (2nd paragraph)
2. The 5 Ws: Who, What, When, Where e Why; The H: How. As respostas a essas
perguntas indicam não só o fato noticiado em si (what), mas, também, as principais
circunstâncias em que ele ocorre.
3. A sequência correta é (f), (d), (e), (c), (a) e (b).
4.
Who
What
Snake befriends its meal
Brian McDevon
Zookeeper makes a stunning
discovery: a snake and a hamster can
be friends
At the New Ark Municipal Zoo
Cheerleader on a stretcher
helps…
Susan Gouldin
Cheerleader refused to abandon her
team after having a serious accident
In the university campus, in Winston
Where
4
GABARITO
Caderno do Aluno
Inglês – 1a série – Volume 4
Last Saturday
When
–
Why
How
The zookeeper was cleaning the pits
when he saw the snake and the
hamster lying side by side
During the half-time show at the Inter
University Football Championship
finals
She didn’t want to distract the team or
make them feel worried
The accident happened because of a
wrong stunt when the cheerleader was
on the top of a human pyramid
Observação: é interessante discutir com os alunos que, no primeiro artigo, há uma
aparente cisão entre a manchete, que destaca a amizade entre a cobra e o hamster como
o fato principal, e o lead, que se organiza em torno da descoberta feita pelo funcionário
do zoológico. Você pode aproveitar para relacionar isso à afirmação presente no texto
“Good headline writing grabs the reader’s attention so that they will read on”,
propondo a seguinte pergunta para reflexão: “Será que uma manchete diferente, como
Zookeeper makes a stunning discovery, teria o mesmo impacto, ou seja, exerceria o
mesmo apelo ao leitor?”.
Com exceção das respostas para Why e How, as demais são encontradas no lead. A
constatação de que nem todas as perguntas foram respondidas no primeiro artigo e que
algumas das respostas encontram-se depois do parágrafo do lead propicia a discussão
sobre o que é relevante e o que é detalhe em uma notícia. No texto lido nessa Situação
de Aprendizagem, essa questão é relativizada pela expressão “alguns ou todos” (some
or all the 5 Ws and the H), mas o diagrama (pirâmide invertida) separa os 5 Ws e o H de
outras informações adicionais (other details).
5. Os alunos devem percebem que há, em um jornal, diferentes gêneros. Em geral,
apenas as notícias seguem a organização no padrão da pirâmide invertida. Exemplos
de organizações textuais diferentes: textos opinativos e analíticos (como um editorial
e alguns artigos de opinião assinados), resenhas de filmes e peças de teatro, crônicas,
palavras cruzadas e cartas, dentre outras.
5
GABARITO
Caderno do Aluno
Inglês – 1a série – Volume 4
Páginas 12 - 13
1. A sequência da primeira coluna é (b), (d), (a) e (c) e a da segunda coluna é (c), (a),
(d) e (b).
2. A sequência é (b), (e), (f), (a), (c) e (d).
3.
a) Why
b) How
c) Who
d) What
e) Where
f)
When
4. Respostas pessoais. Como se trata da produção de um pequeno texto relatando um
episódio ocorrido na vida do aluno, há muitas variações possíveis. Entretanto, é
importante verificar se o texto contém o que foi o episódio, quando e onde ele
ocorreu, quem estava envolvido e o que estava fazendo, bem como a reação
emocional do aluno ao acontecimento. Por ser um relato, deve predominar o tempo
verbal passado (simples e contínuo).
6
GABARITO
Caderno do Aluno
Inglês – 1a série – Volume 4
SITUATED LEARNING 3
WRITING HEADLINES AND LEAD PARAGRAPHS
Páginas 15 - 17
Os alunos trabalharão em pequenos grupos para a produção de manchetes e
leads para o jornal de classe ou de escola. Haverá grande variação entre os textos, mas é
importante que você ajude os alunos a:
• seguir as etapas propostas no Caderno;
retomar o material estudado e produzido tanto neste Caderno quanto no volume 2,
quando foram redigidas as manchetes;
prestar atenção na organização do texto (na lide devemos encontrar respostas para
algumas das perguntas: “quem, o que, quando, onde, como, por quê”) e nas
estruturas verbais (manchetes no presente – voz ativa ou passiva; fato no passado);
desenvolver o processo de escrita do rascunho, reescrita com base na correção (dos
colegas e/ou do professor) e edição da versão final.
Páginas 18 - 19
1.
a) is made
b) speak
c) are needed
d) teaches
e) prolong
2.
a) was built
b) helped
c) were used
d) published
e) traveled
7
GABARITO
Caderno do Aluno
Inglês – 1a série – Volume 4
3. A robbery happened in the city center last Tuesday morning. The police acted
quickly and arrested two suspects. One of them had an alibi: he left home around 7
a.m. and went to work. He arrived there at 8:15 and only stopped for lunch at 1
p.m. This means that he was working in his office when the robbery happened. The
other suspect didn’t have an alibi. He spent all the morning at home alone. He said
he was sleeping when the police officer came to his house to take him to the police
station.
4.
b) The cook wasn’t preparing the meal.
c) The local authorities were doing everything possible to help the homeless.
d) The construction team was building a new tennis court.
e) Pedestrians weren’t using the street as a shortcut.
f)
The President was presenting the new pact.
8
GABARITO
Caderno do Aluno
Inglês – 1a série – Volume 4
SITUATED LEARNING 4
PUTTING TOGETHER A SCHOOL OR CLASS NEWSPAPER
Páginas 20 - 22
Os alunos trabalharão ora todos juntos para tomar decisões acerca da produção do
jornal, ora em pequenos grupos para organizar as diferentes seções. Trata-se de uma
Situação de Aprendizagem em que os conteúdos e temas estudados ao longo dos três
últimos Cadernos serão retomados, propiciando o fechamento do ciclo de trabalho com
o portador jornal e alguns dos gêneros nele presentes. Desse modo, não há uma
expectativa de resposta única, até porque a sugestão de montagem do jornal prevê não
só diferenças no conteúdo, mas também na forma (jornal impresso, jornal mural, jornal
de classe, jornal de escola). É importante que você ajude os alunos a:
seguir as etapas propostas no Caderno;
•
retomar o material estudado e produzido ao longo do ano;
•
organizar o trabalho em grupos;
•
desenvolver o processo de autoavaliação previsto na Situação de Aprendizagem.
•
Página 23
1. A sequência é (e), (d), (a), (b) e (c).
2. Respostas pessoais. Os alunos devem perceber que a leitura na internet envolve a
apreensão visual de várias informações que são apresentadas simultaneamente e é
marcada pela variação e rapidez. A escolha do percurso de leitura é feita pelo leitor, à
semelhança do que ocorre no surfe: as ondas estão lá, e o surfista escolhe a que mais
lhe parece interessante.
3.
a) HTML – HyperText Markup Language – linguagem utilizada na produção de
páginas da web que permite a criação de documentos que podem ser lidos em quase
todos os tipos de computadores e podem ser transmitidos pela internet por correio
eletrônico.
9
GABARITO
Caderno do Aluno
Inglês – 1a série – Volume 4
b) HTTP – HyperText Transfer Protocol – protocolo de comunicação que
possibilita ligações entre os usuários e os sites. Essa sigla aparece no endereço de
páginas da web, seguida de dois-pontos e duas barras (://).
c) IP – Internet Protocol – protocolo que permite o roteamento de pacotes entre
dois sistemas.
d) LAN – Local Area Network – rede de computadores limitada, por exemplo, a um
prédio ou a uma instituição.
e) LOGIN – em um endereço eletrônico, é a parte que identifica o nome de um
usuário da rede. No endereço maria@gmail.com, “maria” é o login.
LOGOFF – indica a interrupção de uma conexão. No geral, isso ocorre quando
f)
selecionamos, no menu, um item como “sair”, “exit”, “bye” ou “logout”.
g) TCP – Transmission Control Protocol – conjunto de padrões que orienta o
tráfego de informações na internet.
h) URL – Uniform Resource Location – padrão de endereço dos diversos itens
encontrados na web (páginas, sites, caixas de correio). Consiste no nome do item,
diretório, máquina em que está alocado e protocolo pelo qual deve ser transmitido.
i)
ID – identification (ou username, nome do usuário) – é o endereço que
representa uma conta pessoal em um grande computador.
j)
WWW – World Wide Web (teia de alcance mundial) – área da internet que
contém documentos em formato de hipermídia (hipertexto e multimídia).
Think about it!
Página 24
Respostas pessoais. Os alunos devem perceber que a leitura na internet envolve a
apreensão visual de várias informações que são apresentadas simultaneamente. A
escolha do percurso de leitura é feita pelo leitor, à semelhança do que ocorre no surfe:
as ondas estão lá, e o surfista escolhe a que mais lhe parece interessante. Esse modo de
ler é marcado pela variação e rapidez .Em muitas situações, representa um convite para
o uso da linguagem coloquial, mais próxima à oralidade.
10
GABARITO
Caderno do Aluno
Inglês – 1a série – Volume 4
Página 25
Exemplo de preenchimento do Vocabulary Log com base na palavra “cheerleader”,
que aparece no texto da Situação de Aprendizagem 1.
Situated Learning 1
- lider de torcida
- “Go Tiger, go!”
- pompoms
cheerleader
Association, example or picture
Definition or translation
Sentence
from the text
“a cheerleader from KCW University”
11