Home » » Respostas apostila inglês 1°ano Ensino medio volume 3

Respostas apostila inglês 1°ano Ensino medio volume 3



SITUATED LEARNING 1

ENTERTAINMENT – HOROSCOPES


Páginas 4 - 7
1.
a) Trata-se de horóscopos, geralmente encontrados em revistas ou jornais. No caso
dos jornais, não é comum encontrarmos descrições do perfil dos signos, mas as
previsões são, no geral, encontradas no caderno de entretenimento.
b) Os leitores em potencial desses textos são pessoas que acreditam em previsões
ou, ao menos, têm curiosidade sobre o tema.
2.
a) B / D
b) A / C
c) B / D
d) A / C
e) B / D
f) A/C
3. WILL have; WILL be / ‘LL be; WILL need; WON’T achieve; WON’T represent;
WON’T come; WILL give; WON’T help.
To make predictions for the future in the affirmative form we use WILL + the verb.
To make predictions for the future in the negative form we use WON’T + the verb.
4. Respostas pessoais. Os alunos devem criar suas próprias previsões, e a utilização das
expressões no quadro é opcional.
5. Respostas pessoais. É importante lembrar que essas produções serão retomadas na
Situação de Aprendizagem 4 para revisão e edição.


Páginas 7 - 9
1.
a) will be
b) won’t go
c) will pass
d) will help
e) won’t talk
2.
a) is
b) was
c) is
d) will be
e) was
f) was
g) will be
3. As respostas variam de acordo com as pessoas entrevistadas.
4.
a) intuitive
b) determined
c) shy
d) competitive
e) egocentric


SITUATED LEARNING 2

ENTERTAINMENT – CROSSWORD PUZZLES



Páginas 10 - 12
1. A sequência é (d), (c), (b) e (a).
2. Puzzles are tipically found in the entertainment section of a newspaper and they are
usually crossword puzzles. Puzzles have graphic marks, such as grids and numbered
columns and lines. They also have lists of clues (in crosswords, organized into
ACROSS / DOWN – horizontal / vertical) to help solve them.
As demais perguntas dão margem a respostas pessoais. Procure incentivar os alunos
a não responder somente se gostam ou não de cruzadinhas e enigmas, mas também a
falar de situações em que – fora ou dentro da escola – fizeram esse tipo de atividade.
É bem provável que os alunos manifestem posições e experiências, tais como: “Só
gente desocupada faz isso!”, “Minha avó compra revistas de palavras cruzadas
porque ela acha que ajuda a memória”, “Eu não gosto porque prefiro saber direto o
que é, e não ficar pensando em possíveis respostas”, “Quando eu faço, sempre olho
as respostas”, ou ainda “A gente fazia muita cruzadinha quando estava na 1a e na 2a
série”. Incorpore o que for dito pelos alunos às discussões, procurando evidenciar
uma característica central nas cruzadinhas e charadas: a proposição de uma situação-
problema cuja resolução depende da mobilização de conhecimentos prévios e de
pensamento lógico.
3.

translation definition antonym synonym
x
NIGHT ≠ day

NIGHT = the part of each period of
x
twenty-four hours when it is dark
outside
x
NIGHT = evening
x
NIGHT = “noite”
x
DESTROY = “destruir”
x
DESTROY = demolish, dismantle
x
DESTROY ≠ build, construct

DESTROY = cause so much damage
x
to something that it is completely
ruined or does not exist anymore


4. A sequência correta é: (b), (d), (a) e (c).
5. DOWN: (1) inclined, (2) regret, (3) easy, (4) advice.
ACROSS: (5) achieve, (6) success, (7) intuitive, (8) reserved, (9) pressure, (10)
however.
6. Respostas pessoais. É importante lembrar que essas produções serão retomadas na
Situação de Aprendizagem 4 para revisão e edição.




Páginas 13 - 14
1.
a) Broadway
b) Billy the kid
c) Mayflower
d) Shakespeare
e) Spielberg
2.

Synonym(s) Antonym(s)
d) c)
f) a)
e) f)
g) g)
c) b)
b) e)
a) d)



3. Respostas pessoais.
4. A sequência é (c), (i), (g), (j), (h), (b), (a), (e), (d) e (f).
Os ditados não são traduzidos literalmente. O que ocorre é que, às vezes, há maior
semelhança nos ditados nas duas línguas, como em “All cats are grey in the dark.”,
ou “De noite todos os gatos são pardos.” Outras vezes, a ideia é a mesma, porém os
contextos são diferentes, como em “The early bird catches the worm”, ou “Deus
ajuda quem cedo madruga”.


SITUATED LEARNING 3

ENTERTAINMENT – LEISURE AND CULTURE


Páginas 15 - 17
1.
a) Entertainment – what to do / where to go / cultural guide.
b) As respostas são pessoais, mas os alunos devem perceber que se trata do sumário
do Guia da Folha, do jornal Folha de S.Paulo, com principal circulação em uma
cidade onde há variadas opções de lazer. Aqui você pode aproveitar a situação para
discutir com a turma como são divulgados eventos em cidades menores e em cidades
turísticas (em alguns lugares, há faixas ou pôsteres/cartazes na cidade; em outros, há
a distribuição de folhetos em estabelecimentos comerciais; em polos turísticos, há
guias que incluem as opções de lazer e os principais locais que merecem visitação).
Você também pode abrir a discussão para possíveis explicações sobre as diferenças
existentes entre a oferta de lazer e a efetiva participação dos moradores, já que não é
raro encontrar pessoas que, por exemplo, jamais visitaram determinado museu ou
parque existente em sua cidade.
c) Respostas pessoais. Cuide apenas para que os alunos percebam que nos guias
pode haver opções de lazer para diferentes faixas etárias e que vários eventos
costumam ser gratuitos.
2.
a) The names of events or places (os nomes dos eventos e lugares).
b) The last one is a restaurant, so it is always available. All the others are events
that occur in specific periods (they all end someday): a theater play, a dance
performance, a music concert and a movie. (O último é um restaurante, então está
sempre disponível. Todos os outros ocorrem até um momento específico: peça de
teatro, apresentação de dança, show de música e filme.)
3.
a) Brian Swift é o nome do autor da peça (a play by Brian Swift) intitulada Around
the Bend.
b) Thai Scent é um restaurante de comida experimental (experimental cuisine) para
quem gosta de correr riscos (risk takers).
c) The Geobody é uma companhia de dança moderna (modern dance).
d) E&F é uma banda de rap (rap lovers can’t miss it! – quem adora rap não pode
perder!).
e) O filme The Killing Effect passa apenas em sessões depois da meia-noite (after
midnight sessions).
4. Respostas pessoais. É importante lembrar que essas produções serão retomadas na
Situação de Aprendizagem 4 para revisão e edição.




Páginas 17 - 19
1.
a) (2), (3), (1) e (4).
b) (2), (1), (4) e (3).
c) (4), (1), (3) e (2).
2.
b) Eu recomendo assistir à peça de teatro Around the Bend. Sally quer ser atriz e o
crítico afirma que normalmente vale a pena assistir a uma peça de Brian Swift.
c) Eu recomendo ir ao restaurante Thai Scent. Ted gosta de experimentar novas
receitas e, segundo o crítico, o Thai Scent é um restaurante para quem gosta de se
arriscar.
d) Eu recomendo uma das três opções: a peça de teatro, o espetáculo de dança ou o
restaurante. Os outros dois não são recomendáveis por causa do horário (o filme só
tem sessões após a meia-noite) e por conta do número de pessoas (o show
provavelmente deve ser lotado).
e) Eu recomendo assistir ao filme The Killing Effect, pois Ian é um fã de cinema e
gosta de qualquer tipo de filme.
f) Eu recomendo o espetáculo de dança The Geobody, pois Kate adora tudo que se
relaciona com movimento e com o corpo.
3.
a) call
b) hang
c) go

d) play
e) read
f) ride
g) watch
h) see/ watch
i) listen
j) stay
4. Respostas pessoais. É importante observar o uso do tempo verbal simple present para
falar da rotina.


SITUATED LEARNING 4

SCHOOL PAPER – ENTERTAINMENT SECTION



Página 20

Os alunos trabalharão em grupos para coletar, revisar e organizar os textos
elaborados nas Situações de Aprendizagem anteriores, a fim de produzir o caderno de
entretenimento de um jornal de escola ou de classe. Para circular entre os estudantes,
esse caderno de entretenimento pode ser digitado e distribuído, se houver facilidade
para fazer fotocópias; ou as diferentes seções podem ser agrupadas em uma pasta com
plásticos para facilitar o manuseio e a circulação; ou pode-se montar um jornal-mural,
usando-se, para tanto, uma folha grande de papel kraft. Para realizar essa produção, é
importante observar as seguintes orientações:

• ler com cuidado as etapas sugeridas no Caderno;
• retomar o material estudado e produzido até este momento;
• organizar o trabalho dos diferentes grupos, já que produzirão distintas seções
do caderno;
• ter atenção para a organização dos diferentes gêneros: horóscopo, palavras
cruzadas e dicas de entretenimento e lazer;
• desenvolver os processos de escrita do rascunho, de reescrita com base na
correção (dos colegas e/ou do professor) e de edição da versão final.




Páginas 23 - 24
1. Respostas pessoais para as questões (a), (b) e (c).
2. Na primeira parte, as respostas são:
a) campo associativo
b) campo lexical
c) campo semântico
Na segunda parte, as respostas são pessoais, mas é importante notar que tanto a
semelhança quanto a diferença ocorrem em função de os alunos partilharem ou não
experiências e vivências.
3.
a) campo lexical
b) campo semântico
c) campo associativo
4. Respostas pessoais.




Página 26

Exemplo de preenchimento do Vocabulary Log com base na palavra “choices”, que
aparece no texto da Situação de Aprendizagem 1.


Situação de Aprendizagem 1


Difficult choices
- escolhas
 “Love is my
choice”
choices
Association, example or
picture 
Definition or translation




 Sentence You will have to make tricky choices.
from the text
Compartilhar esta postagem :

Facebook



 
Suporte : Ao Vivo | Facebook | Twitter
Copyright © 2013. Aluno Presente - All Rights Reserved
Template criado por Maskolis Modificado por CaraGampang.Com
powered by Blogger