Home » » Respostas apostila Biologia 1°ano Ensino medio volume 1

Respostas apostila Biologia 1°ano Ensino medio volume 1



Pág. 3

1)O pintinho retira do alimento que ingere, por exemplo, o milho. O milho, por sua vez, retira da fotossíntese ( ultima analise do gás carbono presente no ar ).

Página 3

1 - Não, "As Plantas são semelhantes aos animais, porque necessitam da matéria orgânica (glicose) para crescer. A diferença é que a planta faz fotossíntese e os animais precisam dos alimentos."

Pagina 5

Tabela

Tempo | Massa

0 | 100
2 | 100
4 | 200
6 | 300
8 | 500
10 | 1.000
12 | 1.500
14 | 1.800
16 | 2.000
18 | 2.300
20 | 2.500

Página 5

Tempo | Massa
0 | 71,4
2 | 71,4
4 | 214,2
6 | 285,7
8 | 500
10 | 1000
12 | 1500
14 | 1750
16 | 2000
18 | 2250
20 | 2250

Pagina 6

Questão 6

Sim,porque eles cresceram do mesmo modo e tempo

Questão 7

Aumentou

Pesquisa Individual

Questão 1

Clorofila

Questão 2

Clorofila é um pigmento verde presente nas folhas, ela absorve a energia da luz solar.

Questão 3

Algumas algas, árvores e a grama

Questão 4

As algas e as bactérias autrofas

Questão 5

Para a produção de seu próprio alimento

Questão 6

é a conversão da energia solar em energia química que será usada pela planta como alimento

Questão 7

Nenhum Organismo ,pois as plantas , algas e outros seres clorofilados não existiriam e os que se alimentam dele também não

Questão 8
---

Questão 9

Água + sais minerais + gas carbônico ->
Alimento toxigênio (na presença da luz )

Pág. 6

3)São diferentes. A planta da em grama e o pintinho da em miligrama, mas os dois se refere ao peso

4) Os gráficos são iguais, porque foram construídos na mesma tabela.

6) Sim, os dois trabalha com evolução.

7) Aumentou

Página 7

1. por que as plantas...
R: por existir clorofila que sugam a luz fazendo com q ela fique verde

2. o q e clorofila?
R: e uma substancia contida nas folhas das plantas que deixam elas verdes

3. de três exemplos de...
R: musgo, algas, couve

Pág. 7

8) Do ambiente onde se vive.

Pesquisa individual

1) As plantas têm pigmento chamado clorofila que existem nas folhas.

2) É o pigmento de cor verde presente nos cloroplastos das plantas e outros mecanismos. A clorofila é capaz de observar a luz solar e canalizar sua energia para produção de alimentos.

3)Todas as plantas com para exceções possui clorofila. Ex: Jequitibá, Ypê, Laranjeira.

Página 7

Pesquisa individual pergunta 1

1)clorofila
2)pigmentos que da por vida a planta
3)arvores grama

Página 07

Respostas
1 - Clorofila

2 - É um pigmento, armazenado nos cloroplastos, sua função é captar a luz, e convertê-la em energia química para a produção de glicose.

3- Cianobactérias, Algas-azuis e algas.

Pág. 8

continuação
4)algas e lodos
5)para realizar a fotossíntese
6)transformação liminosa
7)sem a fotossíntese não existia nenhum organismo
8? individual

Página 8

4 - Algas Protistas e Algas Azuis

5 - Para captar a energia luminosa e convertê-la em energia química para produção do alimento (glicose)

6 - É a conversão da energia luminosa em energia química, onde o gás carbônico é transformado em glicose, liberando oxigênio e água. É a produção do alimento, na presença de luz. Sendo assim, fotossíntese é a produção do alimento, na presença de luz.

7 - Não existiriam seres vivos. porque as plantas precisam da fotossíntese para se alimentar bem como as algas. E as plantas com a fotossíntese filtram o ar que nós precisamos para viver.

Pág. 8

4) Algas verdes, Algas azuis e Protitas.

5) Para a produção do seu próprio alimento.

6) É a conversão da energia solar em energia química. Os organismos que possuem clorofila, na presença de luz, transforma o gás carbônico do ar em glicose, liberando água e oxigênio no processo. Esse é o significado da palavra fotossíntese: Produção de alimento na presença de ( ou a partir de ) luz.

7) Nenhum organismo, pois as plantas, algas outros seres clorofilados não existiriam, e os que se alimentam deles também não.

8) N°7.

Pág. 9

9) Fotossíntese
Água + gás carbônico = Alimento + Oxigênio.
( na presença de luz )

Página 9

9 -

(Vou tentar fazer o melhor possível)
6 6
12H² + 6CO² ------> C H¹² O + 6H²O + 6O²
(água) (gás carbônico) (luz) (glicose) (água) (oxigênio)

Pág. 10

1. 3dias
2.a quantidade de O2 aumenta e depois diminui
3.mantém-se relativamente constante, em níveis baixos
4.o teor de O2 aumenta ste atingir o pico ás 12hrs
5.o teor de O2 diminui progressivamente
6.as alga, q durante a dia fazem fotossíntese e liberam oxigênio
7. porque quando não há luz as algas param de fazer fotossíntese e essa queda ocorre porque os outros organismos, como os peixes e as próprias algas,continuam respirando e consumindo o oxigênio da água

Página 11

Você aprendeu ?

1-Sim, mais não totalmente pois os produtores retiram as substancias do ambiente.

2- Mas detalhes sobre a fotossíntese

3- Não

4- Não , porque elas realizam a fotossíntese

Página 12

1- O lote 3 cresceu mais, o gás carbônico é o alimento importante na produção de matéria orgânica, fazendo as plantas de rabanete crescer e aumenta sua massa, pois em atmosfera rica em Co2 o peso da planta e maior

2- Co2, porque está em mais quantidade no 3º lote

3- Aumentaria a quantidade de Co2. Mais chegará um momento em que acrescentar mais Co2 não faria diferença

Página 13

4- Sim, é possível que a produção aumentar se em virtude do maior tempo para a realização de fotossíntese entre tanto existe um nível a partir do qual que não faz mais diferença.


PESQUISA INDIVIDUAL
As duas coisas acontecem se houver luz

Página 14

1- 1º teste, maior tempo de exposição a luz maior a produção de batata(kg)
' 2º Não ouve grande variação de batata, visto que o oxigênio não interfere no processo da fotossíntese

2- Tempo de luz porque a taxa de fotossíntese aumenta, por tanto a planta produz mais glicose, aumentando assim a produção das outras 36 estufas

3- A fotossíntese

4- Porque teve mais tempo para realização de fotossíntese

Página 15

5- Porque o oxigênio não participa da fotossíntese ele participa da respiração que é outro processo

6- Aumentar a quantidade de oxigênio, pois ele é elemento importante na produção de fotossíntese

Página 18 e 19

1) http://lh6.ggpht.com/_tOV5AnIvOzk/S5EKAbkrhZI/AAAAAAAAABk/ls9pq8v6Bp8/s400/Sem%20título.jpg
2- fotossíntese dos cerrados do Brasil
3 - ...
4 - Pequi -> Borboleta -> jacaré ->onça parda
pequi -. saúva -> tamanduá -> onça parda
buruti -> borboleta -> sapo -> urutu -> carcará
pequi -> borboleta -> sapo -> urutu -> carcará -> onça parda
5 - a) Não ,porque o produto que realiza a fotossíntese
b) Não porque os consumidores são animais
c)Não é obrigatoriamente começar com um animal


Páginas 20 e 21

1) ---
2) http://lh4.ggpht.com/_tOV5AnIvOzk/S5ENkqfAuRI/AAAAAAAAAB8/Bg1Qmt5rlZY/s400/Sem%20t%C3%ADtulo.jpg
3) Todos são plantas ou organismos . fotossíntese ou produtores
4) Organismo que serve de alimento para outros seres e nenhum produz seu próprio alimento
5) As espécies que iniciam - se as cadeias alimentares são chamados de produtores
6) As espécies que fazem parte das outras etapas da cadeia são chamados de consumidores

Páginas 22 e 23

1) Um animal semelhante ao elefante só que maior e bem peludo

2) Foi encontrada na Sibéria(no nordeste da russa)

3) ''com a chegada do inverno ''

4) porque estava sendo preservado no gelo

Páginas 23 e 24

1) Múmia e os ossos dos faraós enrolados em uma faixa para serem preservados

2) foram encontradas na margem oeste do Nilo

3) no Egito o clima e quente ,já na Sibéria é um gelo

4) pelo fato de terem ficado enroladas acabaram sendo preservadas

5) estão preocupados com parasitas e bactérias

6) Onça, rato,urubu,jacaré,(comeriam o cadáver)

Página 25

1- http://lh5.ggpht.com/_tOV5AnIvOzk/S5ESMPorAAI/AAAAAAAAACM/5LJfeEHNtXc/s400/Sem%20t%C3%ADtulo.jpg
2- e

Página 28

1) http://lh3.ggpht.com/_tOV5AnIvOzk/S5ET0gFniOI/AAAAAAAAACk/q-2wkOMV0sM/s400/Sem%20t%C3%ADtulo.jpg
2) Goiabeira e Pintagueira , porque os quatis não iriam comer as pitangueiras e goiabeiras
3) Orelha - de-pau e Anta

Página 31

3)para conservar o produto
4)a do açúcar,porque fermentou
5)controle pois elas se decompôs mais


Página 33

1- 36º é a temperatura do corpo
2- Não
3- ...
4 - ...
5- http://lh4.ggpht.com/_tOV5AnIvOzk/S5MAny09AkI/AAAAAAAAACs/Od9d2LfY7V0/s400/Sem%20título.jpg

Página 35

Tabela

Massa seca (g) | Energia (kj)

782 | 14.000
71 | 1.270
290 | 5.220
5,5 | 125
48,5 | 873

1- 800g

2- 30g

3- Não , Pois um partido esquema mostra que não assimila fezes e urina

4- 1260 kg.

5- 504 k

6- nao , pois nao sao assimiladas

Página 36

5- 873 kg

6- Não ,porque uma parte ele não assimila ,elimina nas fezes.

7-
100% 1.400 ------------- 100.2.160 = 2.600
X ----------------- 2.160 X=2.160 / 1.400

Página 37

8- Sim

9- Matéria não usada ou seja as fezes

10- Através da matéria orgânica -alimentação

11- Para o metabolismo

12- Os animais Homeotérmicos obtém o calor degradado o alimento na respiração.

Página 38

13- diminuiu
14- 10 vezes
15- 10 vezes
16- porque parte da matéria não é assimilada (fezes e urina) e outra parte é convertida em energia

Página 40

1- D
2- desenho (pirâmide) como desenho da pagina 38
3- A
4- desenho pirâmide (apenas dois blocos)

Página 42

a- porque a quantidade de água presente nos organismos podem variar muito sendo assim o peso seco se mostra um medida mais eficiente.
b- porque parte da massa é convertida em energia
c-musgo-> produtor
gafanhoto-> consumidor primário
sapo-> consumidor secundário
cobra-> consumidor terciário

2a- os produtores conseguem transformar matéria inorgânica (CO² e H²O) em matéria orgânica (glicose)
b- de todos os níveis troficos
(² é um 2)

Página 44

1- fitoplancton -> zooplancton-> krill,camarão e crustáceos -> lulas,peixes,focas,pinguins e baleias.

2- fitoplancton-> zooplancton-> krill-> baleia

3- 12 30
x 2,5 x7
--------- -----
30,0 210

resposta: 210 milhões de krills

Página 45

4- pirâmide (não da para desenhar)
5- 10 apenas
6- perde-se cerca de 90% presente no nível anterior, como conseqüência de atividades do corpo, como o aquecimento, a movimentação e a eliminação de fezes entre outros.

Página 47


Não

Página 47


ex. 1
R. Não, mas quando se alimentam de milho uma parte fica assimilada em seu corpo.

Página 48

2. Vem principalmente da alimentação (carboidratos,proteínas)

Página 49

1. O carbono que compõe nossos corpos vem principalmente da alimentação (carboidratos, proteínas). O átomo carbono é o elemento químico fundamental em todos os compostos orgânicos e sua entrada nos organismos vivos dependem das plantas que utilizam o carbono presente no ar (na forma de gás carbônico CO2) para produzir energia.

2.o carbono é incorporado às plantas através da FOTOSSÍNTESE, um processo em que o gás carbônico "entra" na planta, passa por diversos processos que utilizam a luz do sol e a clorofila para produzir energia para ela e no final devolve oxigênio para a atmosfera.

3.O carbono "entra" num animal da seguinte maneira:
A planta conseguiu tirar o carbono que estava no ar (na forma de gás carbônico) e produzir energia para sobreviver. Existem animais que se alimentam das plantas, eles são chamados de animais herbívoros, quando comem as plantas, acabam utilizando os nutrientes dela (amido, um composto rico em carbono, principalmente) para produzir energia

4.O carbono sai dos animais e do nosso corpo através do processo da respiração. Respiramos o oxigênio do ar e expiramos gás carbônico. O carbono também pode sair na urina e nas fezes.
Tanto para plantas quanto animais o carbono é perdido durante o processo de decomposição. Quando plantas e animais morrem, os organismos presentes no solo consomem o carbono que existia neles.

Página 50

4-

fotossíntese
\/ C
árvore ------C------> inseto ------C------> predador ------C------> eu
\/ C \/ C \/ \/ C \/ \/ C \/
respiração exc. resp. exc. resp. exc. resp.

obs: a árvore é pra desenhar
obs: depois, escreve decompositores, e liga todos nele (árvore, inseto, predador, eu)
obs: e ligue todos na fotossíntese também
obs: as \/ ; /\ e ---> são as setas

legenda:
C: carbono
exc: excreção (urina, fezes)
resp: respiração

7-
R:
co2 co2 co2 co2
arvore-gafanhoto-passaro-decompositor
co2 co2 co2
fezes fezes solo

8-
R:os decompositores obtvem carbono atraves da alimentaçao e liberam na respiraçao.

Página 51

R:cana de açúcar – álcool – carro [co2 (dióxido)
[co (monóxido)

Página 52

exer.1
R:plantando arvores elas vão realizar fotossíntese q retira da atmosfera o Co2.O dióxido de carbono é o principal gás do efeito estufa intensificado.

Página 53


exer.2
R:sol-cana de açúcar – álcool - automóvel

Página 54

exer.3
R:alternativa D

exer.4
R:alternativa C

Página 55


5. A glicose é o carboidrato mais importante da biologia, pois as células a utiliza como fonte de energia e ainda intermediária do metabolismo.( è o açúcar que o corpo retira dos alimentos)
Compartilhar esta postagem :

Facebook



 
Suporte : Ao Vivo | Facebook | Twitter
Copyright © 2013. Aluno Presente - All Rights Reserved
Template criado por Maskolis Modificado por CaraGampang.Com
powered by Blogger