Home » » Respostas apostila Historia 1°ano Ensino medio volume 2

Respostas apostila Historia 1°ano Ensino medio volume 2


Página 4

exercício 2
Demos = povo/kratos = força, soberania, poder.
Democracia = poder do povo
Oligarquia = poder de poucos
Aristocracia = poder dos melhores.
Em uma democracia se deve contemplar os direitos das minorias e ñ das maiorias. O governante eleito deve atender os interesses ñ só daqueles que o elegeram, mas de todos.

Página 4 e 5

exercício 3

A democracia grega é entendida como o poder do povo ou o governo exercido por ele, mas é por definição excludente, pois mulheres, crianças, estrangeiros e escravos ñ participam dos poderes decisórios da cidade. Cidadãos no século V eram apenas aqueles que fossem filhos de pai e mãe atenienses (homens, com mais de 16 anos), e ñ todo habitante da cidade, as mulheres cuidaram da casa, dos filhos (futuros cidadãos) e participavam de ritos religiosos, os escravos, em geral eram prisioneiros de guerra, ñ sendo percebidos como seres humanos, mas sim como mercadorias. Estrangeiros (metecos) a quem era concedido o direito de morar em Atenas, ñ tinham direitos políticos na cidade.

Página 5 e 6

Leitura e análise de texto
O texto considera como membros beneficiadas pela democracia atenienses. Não era considerados cidadões os escravos, as mulheres, os estrangeiros e os menores de idade. Ao analisarmos a proporção desses grupos na sociedade ateniense, percebemos que a maioria era excluída da política democrática. Portanto cria-se um jogo de palavras, pois a democracia que é o governo da maioria, em Atenas excluía a maioria da população na hora da escolha, porém garantia direitos políticos a todos os cidadões.

Página 7 e 8

questão 1 e 2
1-) Uma das características é ser um estado soberano, que se compõe a cidade e campo, que tem uma ligação comum.

2-) Tinha uma pequena população, elas era diferentes em tamanho territorial.

Página 10

os cidadãos tinham direito político e participavam do governo da cidade eram homens
adultos (maiores de 21 anos) de pai e mãe ateniense e diferente condições econômicas grandes e pequenos comerciantes etc.
raramente os ateniense concediam e direito da cidadania a pessoa de outra cidades .

Página 9

1. a) conselheiros
b) generais (cargos menos importantes)
c) reunião
d)conselho de leis

2. a)comandantes de cavalaria
b)conselheiros

3. O sorteio era feito somente entre as pessoas com mais de 30 anos, e ninguém podia ocupar um cargo duas vezes, antes que todos os outros o tivessem ocupado, depois, então, eram eleitos de novo por sorteio.

Página11

como moses finly falou que se igual não e basicamente igual você tem q ter educação melhor que a deles você tem q ter muita educação porque a educação e a raiz da sua vida com ela você aprender a ser quem você mesmo e inicio o q os outros pensa de você.

3) c

4) d

5) a

Página 13

1) antiguidade os excluído eram os escravos as mulher e os estrangeiros os escravos
eram compreendidos pelos estrangeiros tinham sem ganhar um sábio os estrangeiros não podiam compra terá mas podia trabalha no comercio a mulher tinha que cuida da casa.

2)na forma que as pessoas que não pode ler e escrever são excluídos pois não sabem o que é votar, as pessoas do mundo muitas vezes o poder aquisitivo do nosso mundo os excluiu.

Página 17

que as mulheres estrangeiros não tinham direito a política em quase nada que era muito ruim vida daquelas pessoas as mulheres e estrangeiros podiam votar e fazer nada como compra de terra etc.
Compartilhar esta postagem :

Facebook



 
Suporte : Ao Vivo | Facebook | Twitter
Copyright © 2013. Aluno Presente - All Rights Reserved
Template criado por Maskolis Modificado por CaraGampang.Com
powered by Blogger