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Respostas apostila Biologia 2°ano Ensino medio volume 1



Pág. 3

Para começo de conversa

R: Células

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3- o que tinha vida e o que não tinha.

4- formados por células: cavalo, peixe, humano, cão, gato, pássaro, arvores, sementes, flores, grama, célula.

Não formados por células: prédio, cadeiras, pedras, CD, botas, roupas, coroas, laço, nuvem, água, cortiça {morta}.

5- em todo corpo dos seres vivos órgãos, tecidos, sistemas e etc.

Pág. 4

1) seres vivo, cavalo, 2 cachorro, 1 gato, peixes , pássaro

2) cadeira, partes do carro, rolha e etc

3) as células e o ciclo vital


Pagina 5

Estruturas comuns das células

a. membrana plasmática, mitocôndrias, núcleo, ribossomos, citoplasma, lisossomos, reticulo endoplasmatico liso e rugoso, complexo golgiense.Vegetal:cloroplasto, parede celular. Animal: centríolos.

b. idem as semelhanças a letra A.


Pág.08

Lição de casa

01- unidades estrutural e funcional básica do seres vivos: membrana, citoplasma e o núcleo.

02- é que cada órgão tem um tipo de célula especificada

3-
A - eucariontes
B-eucarionte
c-procarionte

b-) A= vegetal
b=animal
C=metocôndrias

Comparando células
1-O comum entre todas as células e que elas tem vida
-
Estrutura comum das células

a) Semelhanças- Todas tem núcleo, membrana e citoplasma
Diferencas- Elas tem a forma e o tamanho diferentes...

b) Núcleo, membrana e citoplasma.

Tabela

Pág. 8

................Paramecio..Ameba............Vegetal........Animal
-------------------------------------------------------------
Tamanho=pequena...pequena.........Grande.........grande
-------------------------------------------------------------
Formato=ciliada.........irregular.........quadrada.....redonda/
-------------------------------------------------------------
Estruturas
presentes=nucleo........vacuolo..........complexo..........nucleo
.................vaculo..........Pseudópode..golgiese...........nucleolo
.................membrana...nucleo..........membrana P......mitocondria
..................citoplasma........................parede C.............
.............................................................citoplasma.........
.............................................................mitocondria.......
.............................................................cloroplasto........
.............................................................peticulo..............
.............................................................endoplanetro....
-------------------------------------------------------------

Pág 8

1.Cada uma das unidades microscópicas de protoplasmas que integram o corpo da grande maioria dos seres vivos; formadas por núcleo, citoplasma e membrana (e mais a parede celular, nos vegetais); unidade fundamental da matéria viva. Col: tecido (quando diferenciadas igualmente).

2. As células são de diferentes tamanhos, pois cada uma têm uma função diferente da outra.

Pág. 09

Exercício 3

A) Eucarióticas: A e B.
Procarióticas: C

B) A = Animal
B = Planta

C = Bactéria

Pág. 9

COMPARANDO CÉLULAS

1 - Todas células tem DNA , ribossomos e membrana plasmática.



Pág 9

3.
a)Eucarióticas: A e B. Procarióticas C.

b) A= animal, B= planta, C= bactéria.

1) Compare as definições de células que vc e seus colegas encontraram. Verifiquem o que há em comum entre elas.
Resposta: O comum entre elas é que elas têm vida.

Página 10

1- a) Célula B

b) Célula C

Página 11

3- Organelas

4- Bactérias: DNA, ribossomos e membrana.

Animal: DNA, ribossomos, membrana, citoplasma, núcleo, golgi, RER, REL, lisossomos e mitocôndrias.

Vegetal: DNA, ribossomos, membrana, citoplastos e parede celular.

Pág 11

A - Intercambio de substancias, facilita ocorrência de reações químicas.
B - Armazenamento e secreção de substancias
C - Respiração celular
D - Armazenamento de clorofila
E - Digestão intracelular

Pág. 11

A) tem a função de possibilitar o transporte de substâncias no interior das células.
B) tem a função do armazenamento de substâncias dentro das células.
C) tem a função de queimar açúcares para a liberação de energia. Poderia ser
comparado com máquinas que queima combustível.
D) a função é fazer fotossíntese para a produção de açúcares "combustível" .
E) a função é fazer a digestão de substâncias no interior das células.

Pág. 11

1.
a) transporte de material dentro da célula, síntese de proteínas.
b) acúmulo e eliminação de secreções; síntese de carboidratos.
c)respiração
d)fotossíntese.
e)digestão intracelular.

Página 12


A) Ruas e avenidas

B) armazéns

c) central elétrica

D) casas com aquecimento solar

E) restaurantes e lanchonetes



Página 12

2)
a) semelha-se a rua avenida, porque por eles circulam proteínas, lipídios importantes para diversas funções celulares.

b)parece-se com um armazém, porque processo embala estaca proteínas que serão enviada
s para certas regiões da célula ou para fora dela.

C) estão relacionadas com a central energética , porque nelas aconteceu a produção de ATP
moléculas que será empregada em diversos processos celulares.

D) este é comparável a uma casa com aquecimento solar, porque observe do sol (ou da luz)
a energia e a transforma em açucares que posteriormente serão oxidados para a geração
da energia calor.

E)podem ser classificado como restaurante e lanchonete, pq neles ocorre o processo de digestão celular.


Pagina 12

De célula a tecido
1: Um conjunto de células semelhantes que executam a mesma função.existem 6 tipos de tecidos, musculares, nervosos, epiteliais, ósseo, sanguíneo, cartilaginoso.

Pagina 13

2: tecido é o que une células iguais (faz um conjunto) que executam a mesma função.
3: figura A e D.

Pág. 13

2) tecido é o que une células iguais (faz conjunto) que executam a mesma função.
3) situaçoes A D C

Pág. 14

O corpo humano é considerado complexo e é dividido em sistemas ,cada sistema possui órgãos com determinado objetivo dentro deles existe tecidos que servem para unir as células semelhantes para executar determinadas funções.


Pagina 14

4: O corpo humano é considerado complexo, é dividido em sistemas cada sistema possui órgãos com determinado objetivo, dentro deles existe tecidos que servem para unir as celular semelhantes para executar determinada função.

Pagina 15

Você aprendeu?

1: D

Págs. 15 e 16

1-D

2-
A-) As mitocôndrias produzem energia que é usado tanto pelos hospedeiros como pelas células normais. E as células oferecem alimentação e proteção para as mitocôndrias.


B-) Por causa dos cloroplastos que as arvores podem renovar o oxigênio,capturamos
o gás carbônico e transformam em oxigênio.

3-E

Pagina 16

A: As mitocôndrias são organelas presentes em todas as células eucarióticas podendo ter formas e tamanhos variados, possuem grande mobilidade, localizando-se em sítios intracelulares onde há maior necessidade de energia, pois sua função principal é a produção de ATP.O ATP é uma molécula constituída por uma adenina (purina), uma ribose e três grupos fosfatos,o ATP funciona como transportador de energia dos processos libertadores dela para as atividades celulares básicas que requerem energia.
B: eles simplesmente são responsáveis por toda a energia orgânica que circula no meio ambiente, uma vez que são responsáveis pela fotossíntese.

Pág. 17 e 18

4)

1- Núcleo da célula, (a) DNA (b) RNA ,
2 e 3´- Energia ( mitocôndrias)
4- Ribossomos
5- Cloroplasto
6- Complexo de golgi
7- Visícula segretora
8- Membrana plasmática

Pág. 17

5) 1. Celula eucariotica(modelo: barbante em torno da bexiga vazia seria a membrana plasmatica, bexiga vazia seria o citoplasma e uma tampa de garrafa seria o nucleo).
2. Célula procariotica ( modelo: barbante em torno de uma bexiga vazia seria a membrana plasmatica e a bexiga seria o citoplasma).

Página 17

4)

1- Núcleo
1- a) DNA
1- b) DNA
2- Complexo de golgi
3- Mitocôndria
4- Ribossomos
5- Cloroplastos
6-Complexo de golgi
7- Retículo Endoplasmatico
8- Membrana Plásmatica

5)desenha um NUCLEO com um X dentro dele que vai ser representado uma célula procariótica

o NUCLEO é a bexiga (membrana celular)
o X DNA (canudinho)

desenhe outro NUCLEO mas com dois XX dentro dele que vai ser representado uma célula eucariótica

o NUCLEO é a bexiga (núcleo)
o XX canudinho (DNA)

Pág. 17

4)
1-DNA
2-RNA
3-Mitocôndria
4-ribossomos
5-cloroplastos
6 e 7-complexo de golgi
8-membrana plasmática

Pág. 18

6- Célula procariótica Célula eucariótica
membrana plasmática + +
material genético + +
DNA + +
Citoplasma + -
complexo golgiense + -
mitocôndrias + -
retículo endoplasmático + +

7-a
8-b

pág. 18

6)

Células procariótica célula eucariótica
+ +
+ +
+ +
+ +
- +
- +
- +

7 - letra (A)
8- letra (B)


Pág. 20

*Por que será que Schleiden e Scwan propuseram a hipótese?
R: Porque analisaram uma data de trabalhos e notaram que todos os tecidos vivos até aí estudados eram constituídos por essa unidade fundamental.

*Será que ela se baseava em algum conhecimento anterior?
R: Sim, pois Schleiden e Schwann não fizeram nenhuma descoberta brilhante, limitaram-se a sintetizar as idéias dos seus colegas de trabalho ao formularem a Teoria Celular.

*Na época o que se sabia a respeito das células?
R: Nada, pois eles nem faziam idéia que elas existiam.

*Como eram os procedimentos médicos?
R: Os primeiros praticantes da Medicina utilizavam ervas medicinais, efetuavam cirurgias como a trepanação craniana, realizava rituais de cura, e sabiam como facilitar os partos.

*Você já ouviu falar em sangrias que eram feitas empregando-se sanguessugas?...
R: Sim, para purificação do sangue e evitar doenças. Porque em casos de feridas e infecções as sanguessugas foram usadas e com bons resultados.

*Será que já se sabia que bactérias e vírus são responsáveis por muitas doenças humanas?
R: Não, pois sequer se sabia que eles existiam e como foi dito anteriormente as doenças eram interpretadas como humores.

*E com relação aos seres vivos, em quantos reinos se agrupavam?
R: Em apenas dois: o dos animais e o das plantas.

*O que mudou após a teoria celular?
R: Depois da teoria celular os estudos foram ficando mais fáceis.

*Por que a célula não foi observada antes?
R: Porque os aparelhos de observação eram muito rudimentares, não podendo assim ser observadas tão facilmente.

*Quem foram Robert Hooke e Anton van Leewenhoek?
R: Robert Hooke era um físico e membro da Sociedade Real, já Anton van Leewenhoek era um comerciante que vendia tecidos.

Pág. 21

1 - difusão.
2 - fagocitose
3 - osmose.


Pág 21

1) Caso tivéssemos a mesma composição ou uniforme dos porteiros teríamos Trânsito livre sem nenhuma importunação.

2) Sendo bem relacionados com os porteiros eles estariam liberando/autorizando a entrada e saída sem exigir nenhuma identificação.

3) Sendo pequenos poderíamos passar pelas frestas ou fendas da porta de entrada da célula sem sermos observados.

Pág. 21

1-difusão
2-fagocitose
3-osmose

PAG. 21

1. A gente se dissolve na água, passaríamos direto.
2. Apresenta o ponto de alguma identidade, passaríamos direto
3. Iríamos passar sem que ele nos notasse e poderíamos sofrer conseqüências, por conta do tamanho


PAG. 22

1. O papel da membrana em relação á entrada e saída de substancias da celula.Elas caracterizam a permeabilidade seletiva da membrana.
2 É a capacidade da membrana de selecionar criteriosamente o que deve entrar ou sair dela.


Pág. 22

1) Estão relacionadas ao caráter seletivo, isto é, ela atua escolhendo criteriosamente as substâncias que entram e saem da célula.

2) A permeabilidade é a passagem de fluidos, líquidos e gases que ocorre de uma maneira seletiva através da membrana plasmática.


Pág. 22

1- permeabilidade da membrana
2- a membrana das células eucarióticas é seletiva e semipermeável, ou seja, determina quem pode ou não "entrar"

Pág. 22

1.controla a passagem de substancias

2.permita a passagem de solventes e alguns solutos.

Pág. 23

5) É um processo que separa o que está dentro e o que está fora. Ela é importante para a seleção do que entra na célula.


Pág. 23

1-o que entra e sai da célula
2-através do processo de difusão
3-ela poderá "explodir"

Página 25

1. Permitiu a individualização dos organismos.

2. permeável, seletiva, ativa, passiva, pequena.

Pág. 25

1) em plantas elas absorvem nutrientes presentes no solo.Quando tudo era apenas um caldo orgânico, ou uma 'sopa' primitiva, as primeiras formas surgiram depois da existência da membrana.

2)
1° mt fina
2° importante
3° permeável
4° espessura mínima
5°transporte ativo e passivo
6° controlar a entrada e saída

Pág. 26

1-a
2-e
3-c

Pág. 26

1. A
2. E
3. C

4.a) Os paramécios possuem uma estrutura chamada vacúolo contrátil ou pulsátil que elimina o excesso de água que entra por osmose.

Pág. 26

4)
a) os paramécios eliminam o excesso de água que adquirem pela osmose.
b) a estrutura que evitou sua reestrutura é a parede celular.
Pesquisa individual - pág 30
1 - oxigênio.
2 - gás carbônico.
3 - a planta precisa de luz para gerar oxigênio e sem este eles morreriam.
4 - a) C = carbono, C6H12O6 = glicose, O2 = oxigênio, H2O= água e Co2= gás carbônico.
b) transformação do H2O+CO2 em C6H12O6+H2O.



Pág. 26

3)
alternativa B

Página 26

1)b
2)e
3)c

Página 27

a) paramécio são protistas de água doce possuem vacúolos pulsais. por meio dessas estruturas, podem eliminar o excesso d'água que adquirem do meio, por osmose, mantendo seu volume inalterado.

b)a estrutura presente nas células da raiz da cebola, que evitou sua ruptura, quando estavam tingidos , é a membrana celulósica. o tubo que contém hemácias fica avermelhada pq, apos o rompimento, essa célula liberam seu conteúdo por hemoglobina, pigmento de cor avermelhada.

5- durante a alimentação desse ser unicelular, a membrana engloba o alimento, permitindo que ele seja coletado, ingerido pela célula

pág. 27

4)
a- pq ele já vive na água

b- núcleo. pq ñ tem núcleo e se rompeu

Página 26 e 27 (você aprendeu)

1. B
2. E
3. B
4. a) Porque os paramécios têm vacúolo (assim como a célula vegetal), que já concentra H2O .
b) A parede celular e o vacúolo, porque as hemácias tê, hemoglobina (pigmento vermelho que dá cor ao sangue) .

5. Esse processo chama-se Função de Reconhecimento.

Pág. 27

5-fagocitose é onde a célula emite os pseudópodos (falsos pés), engloba partículas sólidas e desenvolve o fagossomo com função de digestão.

Pág. 28

Definindo Fotossíntese

1 - (não importa a ordem das palavras.)
luz, processo, água, gás carbônico, clorofila, glicose.


Página 28 e 29 (para começo de conversa)

Porque a planta, ao respirar, libera gás carbônico á noite, tóxico para os seres vivos (se em excesso).

1. Luz, gás carbônico, clorofila, água, glicose, processo .

2. a) A falta de oxigênio, e a grande quantidade de gás carbônico .
b) Que a planta produz oxigênio para a respiração do rato (seria comensalismo) .
c) Errada, pois o gás carbônico só é tóxico se produzido em excesso.
d) Não, pois sem a planta o rato morre.
e) Campânula, planta, rato, luz e oxigênio.

Pág. 29

2-
a)a planta libera oxigênio, e sem a planta dentro da campânula fechada, o rato ficou sem oxigênio e morreu

b)a planta passa oxigênio para o rato, e o rato passa gás carbônico para a planta

c)ñ faz mal

d)ñ. o experimento mostra q a planta facilitou para q rato ficasse vivo dentro de um local fechado

e)luz, planta outro tipo de ser vivo e algum tipo de recipiente fechado

Pág. 29

2-
a)a planta libera oxigênio, e sem a planta dentro da campânula fechada, o rato ficou sem oxigênio e morreu

b)a planta passa oxigênio para o rato, e o rato passa gás carbônico para a planta

c)ñ faz mal

d)ñ. o experimento mostra q a planta facilitou para q rato ficasse vivo dentro de um local fechado

e)luz, planta outro tipo de ser vivo e algum tipo de recipiente fechado

Pág. 29

2 - a) a falta de oxigênio.
b) a planta produz oxigênio para o rato.
c) errada.
d) sim porque ela produz oxigênio para respirarmos

Pagina 30

5- Agora , desenvolva em seu CADERNO um pequeno texto , explicando o processo da fotossíntese.

Os seres autótrofos apresentam clorofila e fazem fotossíntese.
Para que ocorra a fotossíntese são necessários: Clorofila + Luz + Gás Carbônico + Água + Sais minerais.
Com a fotossíntese são produzidos: Alimento (glicose que é um tipo de açúcar) + Oxigênio.

Página 30 e 31 (pesquisa individual)

1. O oxigênio .

2. O gás carbônico.

3. Sem a luz a planta iria fazer o processo de respiração (liberando CO2) normalmente, assim como o rato, e por isso morreriam.

4. a) H2O = água . CO2 = gás carbônico . C3H12O6 = glicose . O2 = oxigênio .
b) Significa a transformação que ocorre na fotossíntese .

6. Local na planta onde occorrem os processos > Fotossíntese R- ao ar livre, durante o dia. Respiração R- "escuro", durante á noite .

Produtos > Fotossíntese R- glicose, oxigênio e água . Respiração R- gás carbônico e água .

Equação > Fotossíntese R- CO2 + H2O ---> luz, clorofila <--- C6H12O6 + O2 + H2O . Respiração R- C6H12O6 + O2 -> CO2 + C6H12O6 + H2O

7. O abudo fornece sais minerais, para que a planta cresça .

Pág. 31

6-
FOTOSSINTESE

Local na planta onde ocorrem os processos = Na raíz
Produtos= O= Oxigênio C= Carbono H= Água Luz = Energia Solar Clorofila= Gligose
Equação= 6CO2+6H2O LUZ--->CLOROFILA C2H12O3+6O2

RESPIRAÇÃO

Local na planta onde ocorrem os processos = Nas folhas das plantas
Produtos= 02 Oxigênio
Equação= C6H12O6 + 6 O2 -> 6 CO2 + 6 H2O + energia

7-
A planta retira o alimento dos minerais contidos na terra.. Análises do solo podem indicar deficiência de algum tipo e neste caso o adubo serve para corrigir a deficiência do solo e manter a planta sadia e em desenvolvimento.

Página 32 e 33 e 34 (você aprendeu)

1. b)

2. d)

3. b)

4. A Terra têm mais água, por causa disso a Amazônia não purifica todo o ar .

5. Mitocôndria faz a respiração celular.

PAG 35

Pesquisa individual

1- A ovelha Dolly, foi o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso apartir de uma célula adulta.
2- Porque Dolly foi gerada a partir de células mamarias de uma ovelha adultacom cerca de seis anos, através de uma tecnica conhecida como transferencia somática de núcleo
3- O Ácido Desoxibonucléico ( DNA ) é uma cadeia de nucleotídeos q contem a carga genética e o processo d clonagem sempre utiliza esse DNA, no caso da ovelha Dolly um núcleo de uma célula da glândula mamária de uma ovelha foi colocado num recipiente, um óvulo de outra ovelha daí retirou-se seu núcleo e implantou o núcleo da célula mamária no óvulo anucleado e fez uma pequena carga elétrica prah fundi-los e implantou-se o óvulo fecundado na parede do útero de outra ovelha q é chamada d ovelha doadora!


Pág. 35

Pesquisa individual

1- A ovelha Dolly, foi o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso apartir de uma célula adulta.
2- Porque Dolly foi gerada a partir de células mamarias de uma ovelha adulta om cerca de seis anos, através de uma técnica conhecida como transferência somática de núcleo
3- O Ácido Desoxibonucléico ( DNA ) é uma cadeia de nucleotídeos q contem a carga genética e o processo d clonagem sempre utiliza esse DNA, no caso da ovelha Dolly um núcleo de uma célula da glândula mamária de uma ovelha foi colocado num recipiente, um óvulo de outra ovelha daí retirou-se seu núcleo e implantou o núcleo da célula mamária no óvulo anucleado e fez uma pequena carga elétrica prah fundi-los e implantou-se o óvulo fecundado na parede do útero de outra ovelha q é chamada d ovelha doadora!
(se quiser resumir)

Pagina 35

1-Ela foi o primeiro mamífero a ser clonado
2-Uma célula quiescente foi fundida com um ovocito sem núcleo , depois houve a multiplicação das células e a introdução dessa célula no útero de outra ovelha

Pesquisa individual

1- porque a mãe deu espaço para células se reproduzirem
2-porque ela é geneticamente igual a ovelha doadora e não a mãe de aluguel
3- o material genético

PAGINA 36

1- morreriam , porque sem a mitose não ocorre manutenção da vida
2-aconteceu devido a mitose , a célula foi se dividindo para formar novas células

PAG. 36

1- Eles morreriam, porque sem a divisão celular não ocorre manutenção da vida

2 - Aconteceu devido a divisão celular

Pág. 36

1- Eles morreriam, porque sem a divisão celular não ocorre manutenção da vida

2 - Aconteceu devido a divisão celular
4- osmose é a passagem de um liquido de um meio menos concentrado para um meio mais concentrado, buscando o equilíbrio

Pág. 37

3.)A divisão das células que já tinha.
4.)Isso ocorre devido a divisão das células já existentes em seu organismo.
5.)A divisão e multiplicação das células.

PAGINA 37

3-a mitose , depois de retirado parte do fígado as células se dividiram para formar um novo
4-através da divisão celular , enquanto uma célula morre outra nova é produzida
5-enquanto varias hemácias morrem por dia outras muitas são produzidas para repor , por isso o numero total de hemácias não muda muito
6- a célula mãe se duplica em células idênticas chamadas células filhas , este processo é chamado de mitose

PAG.38

6.)Esse esquema mostra uma divisão e a multiplicação de uma célula mãe gerando duas células filhas.

PAG.39

1.)Sim, porque a partir da divisão de células é feita a mitose.
2.)A célula.

Pagina 39

1- sim, minhas hipóteses foram baseadas na mitose e é esse o assunto do texto
2- uma célula
3- os dois tem relação com a vida . a biogênese era vida que vinha de algo sem vida e a mitose e a multiplicação das células
4- usando a multiplicação das células, o tumor usa a mitose para crescer

PAG.40

3.)Mitose é o processo de divisão das células e a biogênese é a formação de uma vida a partir de outra.
4.)Que qualquer problema em uma das etapas do ciclo da mitose pode levar a multiplicação excessiva de células causando o tumor.


LIÇÃO DE CASA

1.)A importância da mitose em nossas vidas , é que é esse processo que renova e reconstrói alguns tecidos do corpo humano.Esse processo não é só realizado nos seres vivos , e sem esse processo não haveria vida.

PAGINA 40

1- o corpo humano é formado por infinita células. a mitose permite a manutenção das células de todo o corpo , repondo as células mortas

PAGINA 41

1- faria copias idênticas da informação no papel
2-o material genético tem que ser dividido igualmente para as células filhas
3-o núcleo abriga o material genético , ele é fundamental para a reprodução

página 41

ciclo celular e câncer.
1)fariam copia da original
2)ocorrer uma duplicação


Pág. 44

DIVIDIR A CELULA aumenta o crescimento da célula.Ou seja Mitose desconsolada

Pagina 45

2- E

PAGINA 46

1- D
2- B
3-duas células e um cromossomo , elas serão geneticamente iguais
4-a radiação pode ter afetado a multiplicação das células , fazendo o câncer crescer mais rápidoa
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