Páginas. 6,7,8,9
1) Não , porque num determinado mapa apenas alguns fatos são mostrados , enquanto inúmeros outros são deixados de lado . O critério utilizado p/ elaboração desse mapa foi : a divisão do mundo em continentes , em hemisférios norte e sul
2) Foi o de nascidos vivos . Não porque p/ dividir as regiões em vegetação devemos ter uma base das divisões dos continentes e a taxa foi dividida através da taxa de natalidade para descobrir a taxa de mortalidade infantil
3) *Clima ; * Regiões desenvolvidas ou subdesenvolvidas ; * Vegetação; * Relevo; * PIB
4) Regionalizar um determinado espaço geográfico significa dividir ou agrupar suas partes e regiões de acordo com características comuns
5) Os critérios são
Por continente , * de acordo com os aspectos físicos ou naturais
* de acordo com os indicadores sociais , como a taxa de mortalidade infantil
* Em país pobres e ricos
* Nível de industrialização dos países
Página 8
Lição de casa
regionalização do espaço mundial divulgada pela mídia , procedentes de critério utilizado pelo Banco Mundial e pela Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento ( PNUD )
Trata-se portanto , de sugerir estratégicas para a compreensão das princípios , formas de divisão e agrupamentos dos paises dos mundos com base na indicação do nível de desenvolvimento dos paises . São utilizados nas estáticas divulgadas pelo Bando Mundial
Página 8
1.b. o mapa esta divido por economia.
c. norte, são os paises desenvolvidos. Esses paises são conhecidos como o velho mundo, a industrialização ocorreu por lá primeiro.
2. nem todos os paises seguem a divisão Norte e Sul, como a Austrália e Nova Zelândia.
Página 9
2) O critério adotado que inclui a famosa divisão entre " norte" países ricos , desenvolvidas " e Sul " países pobres , em desenvolvimento , que expressa uma das formas mias conhecidas de ver a distribuição de riquezas de plantas a partir do processo de concentração ...
Página 10
2.
a) Não, pois o mapa-múndi apresentado mostra apenas a distribuição física dos continentes e oceanos, sem maiores detalhes.
b) Várias formas de se ver e regionalizar o mundo atual podem ser discutidas. Uma primeira regionalização, talvez a mais importante, é aquela que inclui a famosa divisão entre “norte rico” e “sul pobre”, forma de ver a distribuição de riqueza do planeta.Mais uma regionalização pode também ser vista na questão da influência geopolítica, sendo que a potência militar dos EUA tenta impor-se como o elemento monopolar a enfrentar desafios de pequenas potências emergentes.
Página 11
A qualidade de vida aumentou, por isso, acrescentou no IDH uma nova divisão.
Página 12
R: todos os países citados, menos: Togo,Gâmbia,Senegal e Nigéria. Os países que apresentaram mudanças foram :Islândia,Noruega,Austrália,Canadá,Malta,Barein,Brasil,Dominica,Armênia,Líbano,Togo,Gâmbia,Senegal,Níger e Serra Leoa.
Página 13
1- América do sul: Argentina;Chile. África: Namíbia; Botsuana
Não, eles podem ser parecidos em níveis econômico, mais não em desenvolvimento social.
2- Sim, o PIB mede apenas o desenvolvimento econômico do país, já o IDH mede índices sociais como saúde, analfabetismo, pobreza e etc.
Página 18
A .índice de educação
Página 18
a) O Brasil apresenta o ID, é a média mundial do IDH é médio. Análise dos índices permite notar que enquanto o PIB é bastante elevado, aproximadamente, sendo assim a maior média mundial, os índices da esperança de vida e da educação são significativas maior que no Brasil ; com ênfase ; principalmente responsável pelo IDH elevado do país.
b) A média do IDH dos países Latino Americano é superior á do Brasil, ambos se classificam com IDH elevado.
Página 19
B) os três melhoraram. A expectativa de vida aumentou, principalmente pela alimentação e assistência médica hospitalar.
2- Índice de moradia. Deveria ser visto que do que adianta um pais ser rico e ter um índice de moradia baixo. Pessoas "sem-teto", Isso deveria ser visto.
Página 22
1 - A relação dos paises que mais poluem o planeta.
Pág. 22
1) A relação dos países que mais poluem o planeta.
2) Os E.U.A é um dos maiores poluentes da emissão de CO²
no mundo, porém não quiseram assinar o tratado de Kyoto
que tenta controlar a emissão desses gases.
Página 22
1-Relações dos países que mais poluem o planeta.
2-Os EUA é um dos maiores poluentes da emissão de CO2 no mundo, porém não quiseram assinar o tratado de Kyoto que tenta controlar a emissão desses gases.
Página 23
1-Representa a população migrante no mundo, mostrando que os países do norte tem mais pessoas imigrantes.
2-a)Sim os imigrantes foram ganhando espaço e dividindo sua cultura com o resto do mundo.
b)Imigrantes querem ir para a Europa atrás de empregos, mas os europeus não deixam qualquer um entrar, pois seria concorrência para eles.
c)A população não vive individualmente, e sim em conjunto, todo lugar tem influencias estrangeiras.
Página 24
a ) os imigrantes não são bem aceitos nos paises ricos, a crise do desemprego reduziu os postos de trabalho nos paises ricos, complicando ainda mais a situação do imigrantes
b) - preconceito e racismos
- falta de moradia
- falta de direito trabalhista
- falta de educação
PÁG 25
Relativo denuncia racismo e xenofobia
A comissão contra o racismo e a intolerância (ECRI) alerta quinta-feira em seu relatório anual para as formas contemporâneas de racismo contra imigrantes ,mulçumanos,judeus,ciganos e negros na Europa,destacando a os abusos na luta antiterrorista.
Em seu relatorio de atividades de 2006,publicado hoje em paris,"a comissão subordinada ao clima de hostilidade" a mulçumanos e o antisemestismo "cada vez mais freqüente em numerosos paises da Europa".
Os discursos políticos e nos meios de comunicação contra os imigrantes também são fonte de preocupação."A situação das formas contemporâneas de racismo e de discriminação racial é complexo e enquietamente",diz o documento.
A ECRI lamenta ainda as violações dos direitos humanos sofridos pelo ciganos,que sao "vitimas de racismo em toda a Europa",e lamenta que a discriminação dos negros esteja "ainda muito presente em numerosos paises europeus".
Apos investir na necessidade de estudar as especificidades de cada tipo de racismo, a ECRI alerta para o perigo de uma "fragmentação" da luta e recomenda uma estrategia "global,coletiva e solidária".
"Preocupa o clima negativo na opinião publica em relação as minorias,"alimentando por setores da mídia e também pela utilização de argumentos racistas e xenófobos no discurso político",acrescenta o texto.
"Os imigrantes,refugiados e asiados são os mais afetados" pelo fenômeno,segundo o relatório.O tom do debate político" não só se endureceu consideravelmente mas também criou uma tendência de estigmatizar a comunidades inteiras especialmente os estrangeiros".
Os imigrantes são representados "como responsáveis pela de teriorioraçao das condições de segurança do desemprego e do amento dos gastos públicos.
Página 26
1- (e)
Página 26
as migrações citadas estão relacionadas, principalmente a
e) busca de oportunidades de emprego
Página 27
No final do séc. XX uma região ....
a) dos Bálcãs, fragmentada por movimentos nacionalistas
Página 27
2- (a)
Página 28
1-
R:Os paises azuis seguiam o capitalismo, o pais azul com o tom mais escuro é os Estados unidos que era o líder, os de tonalidades mais baixas são todos os paises aliados ao capitalismo, parte da América é toda capitalista tirando o pais de Cuba que faz parte dos paises que se ligam ao socialismo, vermelho escuro é a Rússia que é líder do socialismo, os de tonalidades mais claras eram aliados do socialismo. Uma pequena parte da Europa era ligada ao sistema capitalista e também o Canadá.
Página 30
Exercício 2
No mundo atual os Estado Unidos influem militarmente no mundo inteiro, dando ajuda militar e benefícios aos países aliados e intervindo com a criação de organizações, etc, para controlar os países considerados "ameaçadores"
Pág. 31
3- o OUTROS DOIS MAPAS FOCAVAM NA QUESTÃO DA INFLUÊNCIA BÉLICA E ARMAMENTISTA, POLÍTICA E MILITAR. ESSE MAPA FOCA NA QUESTÃO ECONÔMICA, ONDE VISUALIZAMOS A TRÍADE QUE É COMPOSTA POR: EUA, EUROPA E JAPÃO QUE SÃO 3 EIXOS DE "DOMINAÇÃO", "INFLUÊNCIA" NO MUNDO;(NÃO É TERRITORIAL E SIM ECONÔMICA). TAMBÉM É COMPOSTO PELA POTÊNCIA REGIONAL(AMÉRICA LATINA-BRASIL(AS),MÉXICO. E AS POTÊNCIAS ESTAGNADAS QUE COMPREENDE A RÚSSIA(PAROU EM TECNOLOGIA).
Página 31
Ex: 4
A bipolaridade é um período da história que requer para sua compreensão uma visão da Europa Pós Guerra. Já a multipolaridade tem como característica a reorganização da economia em megablocos econômicos.
Página 32
Ex 5
Monopolar:mono significa um ou único......polar:é uma extremidade;já unipolar:uni:único;polar é extremidade,pólo:um só pólo.Estas duas palavras têm a mesma semântica,isto é,o mesmo significado
Página 33
Os elementos mais representativos do momento atual em que vivemos são a globalização e o processo de integração regional.
A nova configuração política e econômica que se manifesta na nova ordem internacional têm sua expressão mais visível nas tendências à regionalização e multilateralização das relações entre os Estados.
O Estado - nação ainda mantém - se mantém como ator importante no contexto das relações internacionais, muito embora padeça de uma enorme perda de poder.
A integração regional entra neste contexto como uma possível resposta à fragmentação do sistema internacional e a globalização.