Página 4
1-Porque durante o século XIX as nações mais industrializadas do período partiram em busca de novos fornecedores de matéria prima, novos mercados e consumidores.
2- Que Todos os países da América , seja no norte ou sul hoje mostram incontestavelmente que os mulatos de distintos matizes não se reproduzem além de um numero limitado de gerações .
3- Ele disse que os fazendeiros estavam egoístas aos escravos, a solução era trazer imigrantes brancos para trabalharem em suas fazendas .
Página 4
1.Que de um tempo para cá, a vida matrimonial hoje, é mais visada, em trabalho, crescimento pessoal, do que na geração de filhos, e como isso vem acontecendo na maioria dos casamentos, acaba reduzindo o num. de indivíduos que nascem.
2. Destaca a superioridade do homem branco, os quais dominaram vários paises da época.
3. Os europeus exploravam os negros nas fazendas, fazendo assim mais lucrativos seus comércio!
Página 5
4.
a) São relacionados pois a constituição étnica é fruto do vivenciamento dos índios, a passada dos portugueses, e etc. O subdesenvolvimento se deve ao fato do Brasil ser uma colônia de exploração e não povoamento, porém com os povos que vieram para exploração do pais (a maioria brancos), foi tornando-se a distinção étnica.
b)deve-se ao aumento fluxo e marcante da população e as diferentes misturas entre raças.
c)A mistura de raças não afeta o desenvolvimento do país, e sim a falta de investimentos por partidos que governam e o fato de a maioria das empresas estão nas mãos de estrangeiros.
d)Gobineau, queria que os estrangeiros viessem ao pais para 'acabar' com a raça negra ou mestiça, já que a imigração, queria que negros viessem ao pais para poderem trabalhar por valores e trocas de valores menores.
Página 5
D.
A relação se deve a " superioridade branca" e com essa justificava eles exploravam novos territórios e consequentemente os europeus migraram para o Brasil.
Página 5
a) Sim, porque o Brasil é um país Inferior
B) O Argumento que ele usa é que o país é mestiço pois ele vê varias Gerações
c) Os argumentos que nega a posição é que no caso não seria a questão racial pois em questão de pensar todos nós somos Capazes.(ñ sei se ta certo essa)
d) não sei
Página 7
a)Não, pois o autor aqui, mostra a conquista da população dentro de sua própria sociedade ou pais.
b)'O resultado é que o comércio, os interesses e todas as fábricas, grandes ou pequenas, estão nas mãos de estrangeiros'
'Tu, que tens a mania das invenções e das descobertas e que nunca descobriste que eras bruto, e que nunca inventaste a maneira de o não seres. Tu, consegues ser cada vez mais besta e a este progresso chamas Civilização.
6. Sim, pois Conde de Gobineau, via a civilização como tal vida de fazendeiros e negros, o outro não, tem uma concepção de uma sociedade igual e por completo.
Página 7
A) Não.
''Você consegue ser cada vez mais besta
e a este progresso chamas 'Civilização' ! ''
B) O homem branco podia colonizar porque era melhor (mais desenvolvido) do que o negro.
''Muitos acreditavam que era um sacrifício do HOMEM BRANCO em prol de povos atrasados '' poucos desenvolvidos''
6-Sim. Conde achava que por não terem costumes, religião, modos, etc., eles não eram civilizados.
Negreiros achava que por terem seus costumes diferentes ja eram pessoas civilizadas
Página 8
a) República da África do sul, Lesoto, Suazilândia, Botsuana, Zimbágue, Zâmbia, Malawi, Tanzânia, Quênia, Uzanda, Sudão, Gabão, Nigéria, Gana, Serra Leoa, Gâmbia.
b) Madagascar, Congo, República Centro-Africana, Camarões, Chade, Níger, Tunísia, Marrocos, Argélia, Mauritânia, Senegal, Mali, Guiné, Costa do Marfim, Burkina, Fasso, Togo, Benin, Djibuti, Comores.
c) Ruanda, Burundi, República do Congo.
d) Guiné-Bissau, Angola, Moçambique.
Pág. 9
1)o autor tenta caracterizar o '' homem civilizado ''
Página 9
2- A maioria deles vive em um estado de pobreza e subdesenvolvimento muito grande além de constantes guerra civil.
3- A conferência de Berlim não respeitou as fronteiras éticas do país.
Páginas 9 & 1O
Pesquisa em grupo
a) Pois com isso ele quer deixa exposta a sua superioridade ou seja a superioridade do homem branco.
b) Ele se referia aos índios como serem ignorantes.
c) Trata-se de uma ironia pois sabemos que todos nós temos capacidade e ele por isso acaba os tratando como seres inferiores a ele.
Página 10
Lição de casa
1- a) O domínio europeu era justificado por sua suposta superioridade racial e econômica sendo ele o responsável por levar a civilização européias a áreas remotas e menos desenvolvidas.
b) Os "possuidores fracos" detem recursos e riquezas e não sabem seus benefícios; portanto, os europeus estariam "agindo para o bem de todos", em nome do "direito de viver da humanidade". Aqueles que estão a margem desses direitos deveriam ser dominados.
c) Os europeus estariam em uma etapa superior de desenvolvimento econômico e as riquezas de regiões menos desenvolvidas deveriam servir ao poder europeu.
Página 11
2-
a)Esta justificativa pautou-se em teorias cientificas da época que afirmavam a superioridade do homem branco sobre os demais.Numa concepção evolucionista,a Europa estava no ápice de um desenvolvimento linear e contínuo,seja das etapas econômicas liberais,seja no evolucionismo biológico retirado das teorias de pensadores racialistas.
b)Como a Alemanha era o maior país germânico,esta quis centralizar toda a glória dos povos germânicos em um só estado,tal como para eles,os arianos mais puros eram os germânicos do Norte e Europa Central.
Página 12
A) A colocação de seres humanos em escala evolutiva indica uma influencia do "darwinismo social"
B) Sim, atualmente porque há pessoas que não aceitam uma pessoa de raça diferente da dele.
Página 13
O que eu aprendi...
No século XIX, a teoria que mais vigorava é que o homem branco
europeu era superior as outras "raças", inspirados na teoria de
Darwin.
Nessa face os países europeus justificavam a imigração
como troca de teorias.
Página. 14
- 1. c
2. b
3. b
Página 16
1- Com a maquina de guerra introduzida entre os soldados a tecnologia começou a fazer diferença tanto na vitória como na derrota, além das vitimas que aumenta substancialmente.
2- Bem eles tinham armas mais não tinham tecnologia o suficiente para conseguir bombardear apenas alvos militares.
3- a) NACIONALISMOS: o grade motivo pelo aumento de vitimas, porque o nacionalismo é apoiado pela idéia que para enfraquecer o inimigo é necessário destruir seu território.
b) CONCEPÇÃO DE "GUERRA TOTAL": é a idéia para enfraquecer os inimigos.
c) ALIANÇAS MUNDIAIS: os governos das grandes potencia afirmaram tratados de alianças entre si, como o objetivo de somar forças para enfrentar os rivais.
Página 17
4. a) A tecnologia que foi usada sendo apenas necessário apertar um botão ou virar uma alavanca, para matar muitas pessoas ao mesmo tempo.
b) Sim, pelo fato da tecnologia hoje está em altas, armas mais eficientes e mais fáceis de se usar, pessoas que aprenderam a fazer bombas em laboratórios.
Página 17
Pesquisa Individual
a) 14 pontos de Wilson: Em janeiro de 1918 o presidente dos Eua, Woodron Wilson apresentou ao congresso americano um plano paz "Os 14 pontos de Wilson". O plano foi considerado muito abstrato e não foi aceito, porque não punia a Alemanha devido sua responsabilidade no conflito.
b) Tratado de Versalhes: Muito mais radical e punitivo do que os 14 pontos esse tratado foi extremamente duro para os perdedores principal como Alemanha.
2- A preocupação como o desarmamento dos países envolvidos é real na medida em que os países com armas mais poderosas teriam mais vantagem em outra guerra.
Pesquisa em Grupo
bloco da Tríplice Entente
- INGLATERRA
- FRANÇA
- RÚSSIA
bloco da Trípice Aliança
- ALEMANHA
- AÚSTRIA
- ITALIA
Página 21
a) A convenção de Genebra foi assinada após a 1° guerra mundial, conflito no qual foram utilizadas armas químicas em larga escala.
b) As armas químicas e biológicas não são facilmente controladas, podendo dizimar as pessoas não diretamente envolvidas no conflito.
Pag. 21
Você aprendeu
1-a) o acordo ocorreu para proibir a utilização de agentes químicos e biológicos em armas, evitando o sofrimento desnecessário nas vítimas.
b) armas químicas - utilizam um composto químico que apos a reação produzem ácidos muitos fortes.
armas biológicas - utilizam bactérias e vírus, que na hora do impacto, disseminam doenças contagiosas, e podem até causar uma pandemia.
as demais armas utilizam poder de fogo e seus efeitos são decorrentes da força explosiva.
2- alternativa D.
Página 22
2- (D)
Página 24
1- " Veja que fisionomias abrutalhadas e que expressões de ignorância! Que gente inculta! "
2- Situação de pobreza , uma grande desigualdade social que motivou a revolução de 1917.
PAG 25
3- Quando Nicolau mandou matar os revolucionários em que mais revolta em seu inimigo assim causou em grande passo para a revolução.
4- A elite com sociedade bruta atrasado e clima vivia em maior luxo enquanto os camponeses em situação pracária e miserável.
Página 25
3-Em 1905, a Rússia foi varrida por uma série de insurreições extremamente violentas. O episódio entraria para a história como o Domingo Sangrento de 1905. ... Motivado pelas insurreições espontâneas que pipocam em toda a Rússia.
Pág. 26
1. Sim, trabalhadores de carvoarias, por exemplo, pois muitos têm perspectivas de vida pela falta de informação, tendo que trabalhar para sobreviver enquanto a morte ainda tardia.
2. Salário Mínimo; Férias; Seguro Desemprego; Aposentadoria; 13º Salário, Registro em Carteira; Carga Horária Máxima de 44hs/semana; etc.
3. Recuando, porque os salários não estão aumentando conforme a demanda do PIB, o governo sequer do trabalhador mais anos de trabalho antes da aposentadoria, além da flexibilidade da contratação.
Pág.27
4. A Flexibilidade é um acordo direto entre empregadores e trabalhadores, que na maioria das vezes, vão contra os direitos trabalhistas.
5. A URSS simboliza a luta socialista mundial, sem ela os trabalhadores ficaram sem referências e os capitalistas começaram a tirar alguns direitos.
6. Esta questão é pessoal !
Página 28
Kerensky: Como líder revolucionário russo, desempenhou um papel importante primordial na queda do regime czarista. Foi um dos lideres da Revolução
Nicolau II: Procurou facilitar a entrada de capitais estrangeiros para promover a industrialização do país.
Lênin: O primeiro presidente do conselho dos comissários do povo da União Soviética. influenciou teoricamente os partidos comunistas de todo mundo.
Trotsky: Desempenhou um importante papel político, primeiro como comissário do povo para negócios estrangeiros.
Stálin: Líder da União Soviética, desempenhou um papel decisivo na derrota da Alemanha nazista na segunda Guerra mundial
PAG 29 e 30
a) A revolução russa colocou a questão dos direitos do proprietário a classe operaria se sentiu numa primeira fase da revolução representada no poder.
b) Eles criaram a URSS para tentar elevar a economia da Rússia que estava em baixa pelo fato da revolução que ocorreu.
VOCÊ APRENDEU?
1- (b)
Página 34
1 - queriam que de forma alguma os Alemães se relacionassem com os Judeus.
2 - Que eles não podiam se relacionar ou impor sua cultura para os Alemães de modo algum.
3 [A] - Para não se procriar e ter filhos "sujando a raça Alemã"
- Para Alemães não ser mandado por Judeus, por serem "superiores"
PAG 35
b)teríamos um mundo com igualdades, sem racismo e discriminações.
Página 35
[C] Para não mostrar sua cultura e sujar a nacionalidade alemã.
1 [A]- Os alemães se achavam puro e melhores que outras raças, Não querendo se misturar com elas.
Achavam a melhor coisa do mundo, pois com a sua "raça Purificada" e só alemães no mundo, seria bem melhor.
Página 36
[C] Que seu povo era mais puro, inteligentes e superiores que os outros.
[D] Racismo possessivo que apenas alemães heterossexuais sem contato com outras raças sobreviveria.
[E] manifesta com hostilidade de caráter religioso na Alemanha nazista, motivou verdadeira perseguição, baseada em doutrinas supostamente científicas.
2 - Totalitarismo, ninguém é mais importante que o estado, Autoritarismo, Hitler é o líder, Anti-Comunismo, Culpavam os comunistas pelo caos nacional.
3 - A ideologia nazista se achavam melhores que todos, querendo que voltasse "a escravidão" , tudo contra o direito trabalhista que da direito igual a todos .
Pesquisa em grupo
Uma mulher contra Hitler, Amadeus, arquitetura da destruição, Casablanca, encouraçado, Potemkin.
Página 36
Exercício 2
• Totalitarismo
• Nacionalismo
• Idealismo
• Romantismo
• Autoritarismo
• Militarismo
• Anti-Comunismo
• Anti-Semitismo
Página 38
Você aprendeu
1- a)alternativa b
2- alternativa b
PAG 39
1- (c)
2- (c)