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Respostas apostila Biologia 3°ano Ensino medio volume 1



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1-
grupoI sem porca (1.3.4.6.8.9)
grupo II com porca (2.5.7)

2- sim pois cada membro do grupo possui características iguais ao outro membro, um grupo com porca e outro sem

3- grupo I liso (1)
grupo II rosquiado (2.3.4.5.6.7.8.9)

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linguado saramunete papudinha
jaguareçá raia baiacu
enguia baga baga trombeta

Página 6

aulostumos é a trombeta
lagocephalus é o baiacu
paralichthys é o linguado
holocentrus é o jaguareçá
myripristis é o baga-baga
pempheris é o papudinha
pseudopeneus é o saramunete
anguilla é a enguia
e dasyatis é a raia

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Urso-polar
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Ursidae
Gênero: Ursus
Espécie: U. maritimus

Borboleta-Monarca
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Família: Nymphalidae
Género: Danaus
Espécie: D. plexippus

Garça-Branca
Reino :Animalia
Filo:Chordata
Classe:Aves
Ordem:Ciconiiformes
Familia:Ardeidae
Gênero:Casmerodius
Espécie:C alba

Ipê-branco
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe : Magnoliopsida
Ordem : Magnoliopsida
Familia : Bignoniáceas
Gênero : Tabebuia
ESPÉCIE : T. roseo-alba

Ser humano
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Hominidae
Género: Homo
Espécie: H. sapiens

Bacteria causadora do botulismo
Reino: monera
Filo ou Divisão: firmicutes
Classe: clostridia
Ordem: clostridiales
Familia: clostridiaceae
Gênero: clostridium
Especie: C. Botulinum

Bananeira/Banana
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Zingiberales
Família: Musaceae
Género: Musa
Especie: Musa acuminata e Musa balbisiana

Mosca berneira
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Diptera
Família: Cuterebridae
Género: Dermatobia
Espécie: D. hominis

Pau-Brasil
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Fabales
Família: Fabaceae
Gênero: Caesalpinia
Espécie: C. echinata Lam.

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Biologia.. Classificação dos seres vivos
1.
R: Subordem, Subfamília, etc.

2.
R: "Filo" é usado para caracterizar os representantes do Reino animal. "Divisão" são os reinos considerados vegetais.

3.
R: Por binômio, primeiro o nome do gênero e depois o nome da espécie.

4.
R: Significa que os dois organismos pertencem ao mesmo gênero.

5-
R: Pertencem ao mesmo gênero , espécies aparentadas , muito semelhates do quaisquer outras .

Ex: Os cães ( Canis familiaris) e os lobos ( Canis lupus) são parentes próximos e também muito semelhantes. Assim, todos esses animais foram classificados no gênero Canis.

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1. R:"Segundo o título há novas maneiras de se classificar os seres."

Lição de casa:
1. A relação é que ele é um enigma classificatório, pois seus antepassados mudaram de nome várias vezes e o pesquisador também tem várias etnias no sangue.
2. Ter ordem,ser lógico e possuir coerência interna.
3. Olhar a diversidade das formas de vida como uma grande família,organizando criaturas em grupos de parentesco e descendência.
4. Nome duplo ou binômio, origem latina ou grega, cujo o 1º nome designa o gênero, enquanto o 2º é o nome pessoal e intransferível de cada espécie.
5. Lineu reduziu em dois nomes e suas categorias ajudaram a impor um pouco de critério cientifico.
6. Mesmo com novas descobertas a proposta de Lineu continua como base de muitas descrições se tratando de biologia.
7. A que o sistema proposto por Lineu, não leva em conta o principio da filogenia.

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*2- Ordem, lógica, coerência interna.
*3- A filogenia consiste em olhar a diversidade das formas de vida como uma grande família, organizando criaturas em grupos de parentesco e descendência. Tudo muito de acordo com a biologia evolutiva.
*4- Que o primeiro termo designava o gênero, um agrupamento mais amplo de organismos, enquanto o segundo termo era era o nome pessoal e intransferível de cada espécie. As espécies lineas eram agrupadas em gêneros, depois em famílias, ordens, classes e reinos.
*5- É que Lineu reduziu os nomes que eram muito grande, e ainda as suas categorias ajudaram impor um pouco de critério científico, como o uso de semelhanças anatômicas, em uma época em que os animais eram divididos em selvagens e domésticos, ou terrestres, aquáticos e aéreos.
*6- É que o que Lineu descobriu continua sendo usado, só qe Darwin se afundou mais nele, e o deixou mais amplo.

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Canção de Arnaldo Antunes:Inclassificáveis

1-
R:Seres humanos "aqui somos Mestiços e mulatos, cafuzos, pardos e mamelucos"

2-
não tem um, tem dois,
não tem dois, tem três,
não tem lei, tem leis,
não tem vez, tem vezes,
não tem deus, tem deuses.

3-
R:Não, também pela cor do cabelo, olhos, tamanho do nariz, dedos, etc.

4-
R:Ninguém é igual a ninguém.

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5-
R: Sim/Somos inclassificáveis. (resposta pessoal, eu coloquei isso)


Você Aprendeu?
1-
R:Separar, dividir, identificar, reunir grupos semelhantes, organizar.

2
R: Separam em grupos com características semelhantes, não deixando de lado caracteres específicos.

3
R: D (Gênero/Espécie)

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4-
R: B (Seis espécies e três gêneros)

5-
a) R: 1 Gênero

b) R: Canis Familiares

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1-Sim, porque ambos as dois devem ter ordem, lógica e coerência.
2- Pesquisa de compra de mercado, loja, carro,escola.
3- Senso crítico, paciência, conhecimento e tempo.

6-
R: C (Família)

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1-
Se reproduzem por meio do processo de Bipartição ou divisão binária - muito comum em protozoários como a paramécia, este processo consiste na divisão do organismo em duas metades mais ou menos iguais, as quais posteriormente crescem para o tamanho normal do indivíduo. Compreende-se, assim, que o progenitor perde a individualidade durante o processo. O núcleo divide-se primeiro e depois o citoplasma.

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Pesquisa em Grupo

1.Sua reprodução é assexuada, podendo originar descendentes férteis.
2.os três tipos de desenvolvimentos envolvem etapas diferentes, casa ciclo de vida (vida útil) é diferente que seja pela sua reprodução ou pelo seu habitat e alimentação.
3.São classificado de espécies diferentes, apresentam enorme morfismo sexual estando de acordo com a definição de espécie.
4.Trilobitas são animais fosses, não permitindo analisar sua reprodução. Já as raças de cães e gatos apresentam animais diferentes, pertencendo a uma espécie.

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Exercícios

1- A relação é a impossibilidade do cruzamento de espécies diferentes,
produzirem descendentes férteis, pois são estéreis.

2- Não, porque mulas não produzem desentendes férteis.

3 não, cavalo é da espécie Equus Caballus e o burro não tem espécie.

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Você aprendeu

1 - Alternativa: e

2 - Alternativa: d

3- Mesmo que desapareça a barreira, não ocorrerá cruzamento, pois são espécies diferentes

4 - Raças de cães apesar de muitas diferenças morfologia, pertencem a mesma espécies.

5 - Não produzem descendentes férteis.

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1. Tanto o texto quanto o exemplo estão relacionados aos HÍBRIDOS, seres de diferentes espécies que se cruzam entre si mas, NÃO geram descendentes férteis.

2. Não, pois para classificarmos uma espécie é necessário que elas sejam semelhantes as mulas são híbridos, no qual não geram descendentes férteis.

3. Não, pois a espécie de cavalo "Equus Caballus" e o cruzamento da égua com o burro, resultará em um híbrido.

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2- B

3- Pode ocorrer reprodução com descendentes férteis. Pode não ocorrer reprodução e se houver serão estéreis.

4- raças de cães apesar de muitas diferenças morfológicas, pertencem a mesma espécie.

5- Não, o burro é estéril.

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Pesquisa

- Unicelulares: única célula

- Pluricelulares: Mais de uma célula

- Procarióticas: células sem nucleo organizado

- Eucarióticas: células com nucleo organizado

- Autótrofos: sistetizam matérias orgânicas (Glicose)

- Heterotrótofos: se alimentam de outros seres vivos .

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TABELA COMPARANDO OS REINOS

Monera

•Unicelular
•Não possui crioteca delimitando o individualismo
•é obtida a partir da transformação do alimento
•Transformação da materia orgânica em produtos e também fazendo uma reciclagem de materiais.
•Exemplos Bactérias.

FUNGI

•Multicelulares
•Seres eucariontes heterótrofos
•Por absorção dos alimentos
•decompõe matérias orgânicas
•fungos e cogumelos

PLANTAE

•Muitas células
•Eucarionte
•através da fotossíntese
•A liberação e a captura do carbono na fotossíntese
•Plantas e vegetais.

ANIMALIA

•Muitas células
•Eucarionte
•Alimentação
•Alimentação de outros seres vivos.
•Macaco

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1) A palavra vírus vem do latim, e significa veneno.

2)Corpo não muito complexo, formado por um ácido nucléio e uma capa protéica formado por inúmeras unidades, alguns ainda podemos constituir mas uma estrutura protetora de constituição lipoprotéica similar a membrana plasmática

3) (a sua pergunta está errada. O certo seria "esquematize" e não "dê exemplos" ). 1. Entrada de vírus na célula ocorre a absorção e fixação do vírus na superfície celular logo em seguida a penetração através da membrana celular.
2. Eclipse: um tempo depois da penetração o vírus adormece, e não mostra sinais de sua presença.
3. Multiplicação: Ocorre a replicação do ácido nucleio e as sínteses das proteínas sintetizadas se desenvolvem com a rapidez, produzindo novas partículas de vírus.
4. Liberação: As novas partículas do vírus saem para infectar novas células sadias.

4) Por não possuírem organização celular são obrigatoriamente parasitas, por isso são patogênicos.

5) Sim, O fato deles poderem adquirir doenças causadas por outros vírus os tornam seres vivos.

6) Os vírus da informática são na maioria das vezes criados apenas para danificar um computador e os vírus que atacam, atacam células vivas pois precisam delas!

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Você aprendeu?

Exc. 1 (Tabela)
Bactéria: procariótica, Unicelular, Autótrofo.

Paramécio: Eucariótica, Unicelular, Heterótrofo.

Anêmona: Eucariótica, Pluricelular, Heterótrofo.

Cogumelo: Eucariótica, Pluricelular, Heterótrofo.

Briófita: Eucariótica, Pluricelular, Autótrofo.


Exc. 2
Alternativa: c

Exc. 3
Alternativa: c

Exc.4
Os fungos pertence ao reino: fungi;
E as plantas pertence ao reino: plantae;

*Característica comum: presença de estruturas sugadoras.
*Diferença: Presença e ausência de oxigênio, cloroplastos, autótrofos.

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Exc. 1
Nos mostra o processo evolutivo.

Exc. 2
Esta representando o grupo de seres vivos.

Exc. 3
Esta representado na forma vertical, do mais antigo para o mais recente.

Exc. 4
Estão mais próximos porque possuem o mesmo ancestral


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R: Sim, Sim, Sim, Sim.


R: Não, Sim, Sim, Sim.


R: Não, Não, Sim, Sim.


R: Não, Não, Não, Sim.

Respostas!

1- Gimnospermas e Angiospermas. Porque possuem mais características em comum.

2- Vasos condutores.
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