Página 4
1) As duas obras falam dos operários que trabalhavam na indústria de Tecelagem
2) É o começo da indústria de tecidos.
Pág. 4
1-A data,a classe social,e a letra da música que retrata a época dos trabalhos escravos nas fabricas
2-Caracteriza o inicio da industrialização brasileira que existia diferentes povos e classes,pessoas que são escravizadas pelo o trabalho
Página 04
1.Na época de 30 periodo da industrialização,e do governo de Getulio Vargas.
2.perido do governo de Getulio Vargas,governo ditador produzia produtos que antes eram inportados a criação do salário mínimo,férias anuais,descanso semanal reminerado,período de indutrialização etc.
página5
3.por se tratar de uma região com localização geográfica privilegiada,SP e RJ dua smetropoles fortes com condições importação,etc.
Página 5
3-As pessoas vieram de diferentes partes do país(migrantes) e do mundo (imigrantes da Itália,de Portugal,da Espanha,etc)para trabalhar nas fabricas da região sudeste.
Configura uma realidade qe torna o quadro e a canção uma amostra das condições e sentimentos da sua classe.
Pág. 5
1. A transição do Brasil. Essas obras sugerem a época a qual o Brasil transitava da economia rural para a economia industrial.
Pág. 05
2- Essa região passa a se industrializar e se o ocasiona o êxodo rural, ou seja, saída do homem do campo para as cidades gerando um crescimento das cidades.
Pág. 7
1- Os produtos ali produzidos na época eram aço e metais que fazem parte da indústria de base. Essa produção foi uma estratégia para economia nacional daquela época, pois a indústria de base tinha que desenvolver primeiramente para se construir as industriais que equipamentos e as industriais de bens de consumo.
2- O legado da chamada Era Vargas deixando para o governo de JK foi o planejamento da instalação de uma industria automobilística pelo país, o que se tornaria uma das marcas registradas da administração de JK.
3- JK manteve uma visão estabelecêntrica de desenvolvimento, pois ao assumir a Presidência da República ele já tinha uma idéia como planejar ,executar um estado e também foi quando as pessoas estavam deixando o campo passando a viver na Zona Urbana,(êxodo rural) em busca de empregos, o que resultaria na ocupação de Brasília onde haveria um grande desenvolvimento na economia.
Página 7
1-Constitui um marco da industrialização brasileira, pois o aço é matéria prima fundamental pra diversos setores industriais.
2-Entre os empreendimentos figuravam o BNDS(Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico)e a Petrobrás,o Plano Nacional do Carvão,e a superintendência do Plano de Valorização Econômico da Amazônia e o Banco do Nordeste, que visava o objeto de desenvolvimento grande parte do trabalho foi elaborada pela Acessória Econômica da Presidência, criada por Getúlio em 1951,isso se torna uma das marcas registradas da administração de JK
3-A exemplo de Vagas, JK incentivou a formação de comissões técnicas que deram continuidade a estudos em andamento
Página. 7
1) A importância para economia foi porque se não existisse siderúrgica o produto seria bruto e custaria menos Já com a criação das fabricas eles extraiam o ferro e o aço para exportar assim o lucro com a exportação seria maior.
2)O crescimento das indústrias,continuidade dos estudos em andamento, e a visão estado centrica.Juscelino se beneficiou de um aparelho de estado Já montado, deu continuidade aos trabalhos de Vargas criou fatos novos como a criação de Brasília porém sempre orientado pela visão estado centrica.
3) Porque Juscelino Manteve os projetos de Vargas e deu continuidade.
Pág. 07
1) A companhia Siderúrgica Nacional foi um marco no desenvolvimento da indústria de base no Brasil, produzindo lâminas de aço e chapas semiprocessadas, insumos fundamentais para o abastecimento das indústrias de bens de consumo.
2) Além de inúmeras estatais fundamentais para o desenvolvimento nacional, tias como a Petrobras eo BNDES, Juscelino Kubistschek herdou da Era Vargas um corpo técnico e administrativo organizado sobre a ótica da intervenção direta do estado na economia.
3) Por que, no governo do presidente JK, as ações estatais e o planejamento se mantiveram como motores do desenvolvimento do país. Assim, os planos de investimentos do Estado se tornaram estratégias de dinamização econômica e de desenvolvimento.
Página. 9
1).De1958 à 1960 O efeito foi o crescimento da economia.
2) Energia transporte e industria de base
3 )A industria de base foi importante porque sem ela o Brasil exportaria o produto bruto e depois teris que importar o produto Já formado como o ferro e aço,então com industria o Brasil exportaria o produto Já formado com um valor maior e isso aumentaria a economia.
Pág. 9
1) os anos de maior investimentos foi 1959 teve efeito positivo para as indústrias
2) foram energia transportes e indústrias de base
3) pois ela fornecia tudo que as outras empresas precisavam
Pág. 09
1) O período de maior investimento foi o do Segundo e Terceiro anos de mandato (1958 e 1959).
2) Energia, Transporte e Industria de base.
3) É responsável pelo fornecimento de insumos e máquinas necessárias para o funcionamento da indústria de bens de consumo.
Página. 10
As indústrias se expandirão praticamente no pais inteiro porém a maior concentração de industrias é no sudeste sendo maior ainda no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Página 10
O mapa revela a acentuada concentração da industria brasileira no centro sul do pais especialmente SP , RJ, Paraná, Santa Catarina e MG.
Página. 11
Relacionando A Disparada do PIB com a distribuição das industrias pode se dizer que também tem maior concentração no sudeste Embora Aja disparada em todo o pais ele se concentra de forma maior nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo.
Página. 11
Quando se observa o PIB industrial a concentração é ainda maior com destaque para os estados do RJ e SP.
Página 13
a) essa expansão aconteceu principalmente no eixo quê segue da capital até campinas e Ribeirão Preto e no eixo Do Vale Do Paraíba
PAGINA 13
2- a) Antes de 1996 a concentração era grande em São Paulo, apos 1996 a instalação de empresas era grande, mais tinha uma baixa concentração comparado com o período anterior já as empresas não associadas a ANFAVEA também investiu em São Paulo em uma porcentagem menor do que as empresas associadas
PAGINA 14
b) Sim, pois a industria automobilística no estado de São Paulo, precisava de recursos para o seu trabalho, levando assim que empresas que atendiam as essas necessidades do automobilismo a se instalarem no estado.
VOCE APRENDEU ?
1- Pois o Brasil, ao contrario de muitos outros países, recomeçou o processo de industrialização mais tarde.
Pág. 14
1: a industrialização tardia é fruto principalmente do subdesenvolvimento. E o que é o subdesenvolvimento; é uma situação que caracteriza países capitalistas com economia pouco desenvolvida aliada a grande dependência econômica e endividamento externo. Essa expressão tornou-se conhecida após o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), passando a ser usada para identificar principalmente os países do hemisfério Sul, exceto Austrália e Nova Zelândia. Um dos grandes teóricos do subdesenvolvimento foi sem dúvida o geógrafo francês Yves Lacoste, que já em 1974 lançava a obra “Os Países Subdesenvolvidos” onde o mesmo apontava o que para ele seriam os principais caracteres constitutivos do subdesenvolvimento. Vale citar alguns deles: insuficiência alimentar, deficiência na agricultura, baixa renda nacional média e baixos níveis de vida, industrialização reduzida, subordinação econômica, estruturas sociais ultrapassadas, frágil integração nacional, altos níveis de subemprego, baixos níveis de instrução e altas taxas de natalidade dentre outros tantos que ele enumera na obra.
No Brasil, o processo de industrialização só se acentuou após o advento da sua urbanização, incrementada a partir do início do século XX. Vale ressaltar que a nossa industrialização, além de tardia, se fez através do capital estrangeiro principalmente, e isso agravou terrivelmente o nosso endividamento externo. O Brasil, aos poucos foi abandonando sua tradição agrária, mas não se desenvolveu economicamente, apesar da industrialização; é que o "desenvolvimento econômico" compreende o crescimento econômico de um país, acompanhado pela melhoria do padrão de vida de sua população e por alterações fundamentais na estrutura de sua economia.
Pág. 14
(resumida)
1: O marco inicial da industrialização brasileira, se deu logo
após o término da Segunda Grande Guerra, em 1945 ou
seja cerca de 200 anos depois da Revolução Industrial
que ocorreu na Inglaterra. Estes quase dois séculos, retar-
daram nossa industrialização.
PAGINA 15
2- letra E
página 18
1- a estrutura fundiária o agricultura exportava us$ 50 bilhões de dólar.
2- devido a tecnologia a substituição da mão de obras sobres as máquinas.
3-Sim. falam de areia pouco ou muitos habitantes de todos pilas populoso do Brasil, os dois também tratam de trabalhadores e imóveis rusas do nosso pais.
Pag 19
Nordeste -> sertão - agricultura de subsistência-> pecuária extermina ao longo do rio S. Francisco cultura de exportação pelo Juazeiro ->Petrolina Pecuária -> extensiva -> cerrado -> campos
Sudeste -> proximidade com consumidores mais modernizados
Pág. 23
Durante os anos de 1990 e 2002 a produção da soja expandiu-se pelo território leste do Brasil, essa expansão significou uma grande importância agrícola para o ano de 2002
Os estados de maior produção são : Tocantins, Goiás e acre
pág. 24
A crise socioambiental, a pressão sofrida pelo parque indígena do Xingu, e a sobrevivência de comunidades indígenas no local.
Páginas 28 e 29
a)As cidades estão marcadas por símbolos, das mais importantes até as menos importantes.
b)São Paulo aparece como grande metrópole nacional, está no topo em importância.
Página. 30
2- Campinas, Sorocaba e Santos, são regiões que estão se desenvolvendo para diminuir a polarização da capital, principalmente da saúde, educação, tranportes e comércio.